Se as pessoas pudessem desenvolver uma maneira de simplesmente aprender através de exemplos e experiências de outras pessoas a fim de não cometer os mesmos erros, certamente o mundo estaria mais evoluído a esta altura. Mas sabemos que não funciona assim, e continuamos a ver histórias se repetirem.
Não faz nem dois anos que alguns dos mais famosos fotógrafos de moda do mundo, como Mario Testino e Bruce Weber, foram seriamente acusados de assédio sexual. Também não faz dois anos que explodiu o caso Harvey Weinstein, gerando protestos além da indústria do cinema e jogando luz no movimento #metoo, fundado em 2006, e #timesup.
Porém, nessa semana que passou vimos dois fotógrafos acusados de assédio sexual, usando sua influência como “fotógrafos de celebridades” para seduzir jovens mulheres. São eles: Marcus Hyde, um milhão de seguidores no Instagram (sua conta foi removida), amigo e fotógrafo pessoal de Kim Kardashian e sua família; e Timur Emek mais conhecido por seus trabalhos com a Victoria’s Secret, clicando modelos como Alessandra Ambrosio e Joan Smalls.
Tudo começou com um post publicado pela estudante de design Sunnaya Nash, que resolveu publicar as DMs entre ela e Hyde. Nash havia respondido a um post do fotógrafo perguntando quem gostaria de ser fotografada. Pelo DM, ele pediu para fazer fotos dela nua e, caso não topasse, cobraria US$ 2 mil por um ensaio com roupa. Se ela não quisesse, ok, que procurasse outro, ele apenas continuaria fotografando celebridades. Quando ela o tagueou no post, ele mandou ela “suck a fat big dick”.
Pouco tempo depois, Nash foi surpreendida ao ver que sua história foi repostada pelo Diet Prada, não só viralizando o post, mas encorajando outras mulheres a compartilharem experiências similares. Em seis dos casos que vieram à tona, as mulheres o acusam de estupro durante sessões de fotos.
Alguns dias mais tarde, o Diet Prada postou outro round de screenshots, desta vez com histórias parecidas envolvendo o fotógrafo turco baseado em Nova York Timur Emek. Ele pedia nudes para as garotas e oferecia pagar pela viagem até Nova York, onde ficariam hospedadas em seu apartamento “em troca de um pouco de diversão”.
A primeira mensagem veio de Haley Bowman, assediada por ele quando tinha 19 anos (ele tirou o top dela em uma sessão de fotos e colocou sua mão em seu pênis ereto). “E eu nem estava tentando ser uma modelo, então fico só imaginando o que ele fazia para as meninas que queriam se dar bem na carreira e tinham medo de falar. Muitas das histórias que fiquei sabendo são bem piores do que a minha”, disse Bowman à Dazed.
“O perigo com esses homens predadores é que seu comportamento é difundido além do mercado de modelos. As vítimas podem ser literalmente qualquer pessoa no Instagram. Algumas das garotas que eles atacaram não eram nem mesmo modelos. E não há nem restrição de localização, como vimos com Timur oferecendo para mandar as meninas de avião para as sessões de fotos”, diz o Diet Prada.
Depois de tantas histórias virem à tona, celebridades que já colaboraram com Hyde, como Kim Kardashian e Ariana Grande, condenaram publicamente o comportamento do fotógrafo, porém sem mencionar seu nome. “Não podemos deixar esse tipo de comportamento passar despercebido e eu bato palmas para aqueles que resolveram falar”, disse Kardashian.
Em fevereiro do ano passado, o perfil @shitmodelmgmt, que publica memes relacionados à profissão de modelo, publicou uma lista com centenas de fotógrafos, stylists, designers e agentes que foram acusados de comportamento inapropriado, assédio e/ou abuso – lá estão nomes como Testino, Olivier Zhan, Luciano Fileti, Tom Ford e Francesco Scognamiglio (Timur e Nash já estavam na primeira versão, há um ano e meio).
Na época, a administradora recebeu uma série de ameaças de morte e tirou a lista do ar. Mas agora, com essas novas alegações, a lista está de volta no Tumblr, já com os dois novos casos incluídos (apesar deles estarem na primeira versão da lista, um ano e meio atrás).
Como bem coloca o Diet Prada, “a indústria da moda celebra a mulher ao mesmo tempo em que reverencia e protege os homens”. Mas hoje, uma única voz pode ser capaz de virar agente de mudança.
Gonna post this here too #CancelMarcusHyde pic.twitter.com/MIgftKO7cR
— Sunnaya (@thedevilsoftly) July 22, 2019