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    A H&M anuncia coleção com Charli XCX, novo posicionamento e é aguardada no Brasil

    Fast fashion sueca quer se distanciar da Shein e se aproximar de lojas como Zara.

     

    A H&M anuncia coleção com Charli XCX, novo posicionamento e é aguardada no Brasil

    Fast fashion sueca quer se distanciar da Shein e se aproximar de lojas como Zara.

     

    POR Gabriel Fusari

    Pelo visto o momento BRAT ainda está longe de acabar, pelo menos no que depender da H&M. A rede de fast fashion sueca acaba de anunciar uma collab com Charli XCX que vai ser lançada no próximo dia 12 de setembro. A chegada da coleção marcará o primeiro movimento em direção ao reposicionamento de marca que a H&M está passando desde o início do ano. 

    Há 5 anos, a loja enfrentou uma estagnação em vendas o que fez fechar 28 lojas na Espanha e a demissão de 500 empregados, E muito dessa crise que a empresa atravessou deve-se ao efeito Shein com seus preços baixíssimos e grande oferta de peças similares. Agora a H&M está olhando para o que outras concorrentes fizeram para driblar o problema e voltar a crescer. 

    O primeiro passo: a empresa quer provar que suas roupas valem o preço, independentemente de serem mais acessíveis ou mais caras. Para isso, diferente do que era feito há uma década, quando faziam colaborações com gigantes do luxo como Versace e Balmain, a marca optou por convidar a celebridade do momento para lançar sua primeira colaboração dos novos tempos: Charli XCX. Apenas uma única imagem foi revelada e o que se sabe, por enquanto, é que a coleção tem casacos com estampa de leopardo, jeans, botas, hotpants e camisetas. A empresa pretende também fazer uma grande festa na abertura da próxima London Fashion Week, em setembro.

    Novo conceito de lojas

    Quando os fãs de Charli chegarem às lojas físicas para comprar as peças, encontrarão um novo espaço que foge da ideia de loja de departamento e mais parecidas com uma boutique. Pense em menos prateleiras e araras e mais espaços abertos, além de incluir serviços de aluguel e um espaço com produtos de segunda mão da marca. No total, 250 lojas serão reformadas, além da abertura de novas pop-up stores e de um novo site. O foco é fazer com que os jovens reconheçam a H&M como uma marca de moda atrativa e preços intermediários.

     

    A chegada ao Brasil

    Também faz parte da nova fase da marca a abertura de novos mercados, entre ele o Brasil. A entrada da empresa no país programada para o próximo ano foi anunciada em julho de 2023, quando a H&M se juntou ao Dorben Group, de Jorge Dornelles e Mehdi Beneddine, que representa marcas como Jimmy Choo, Michael Kors e Carolina Herrera no país. “Estamos entusiasmados em anunciar que vamos abrir nossa primeira loja física e online no Brasil em 2025. Tivemos um bom desenvolvimento na América Latina e vemos um grande potencial no Brasil. Este é um passo muito emocionante, e estamos ansiosos para levar o conceito de moda, qualidade e sustentabilidade da H&M ao melhor preço para muitos clientes no país”, disse Helena Helmersson, então CEO do H&M Group, em um pronunciamento no último ano.

    Há um ano, o grupo sueco começou a negociar com o grupo Iguatemi para a abertura de suas primeiras lojas nos shoppings. De acordo com o jornal Valor Econômico, serão duas unidades na cidade de São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em Campinas (SP), como informou o jornalista Lauro Jardim do O Globo. 

    Post no LinkedIn sobre novas vagas da franquia no Brasil

    Não é a primeira vez que a H&M ensaia sua entrada no mercado brasileiro. Em 2013 e 2014, a empresa estudou abrir lojas no país, mas o plano não se concretizou devido ao alto custo de implementação e taxas de importação. Mas agora o caso parece ser diferente, pois, além das notícias que confirmam o andamento das negociações, a empresa já está recrutando profissionais em São Paulo através do LinkedIn, sendo oferecidos os cargos de gerente de marketing e comunicação, assistente executiva e gerente comercial de e-commerce.

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