A retomada da New York Fashion Week: o que podemos esperar?

Próxima edição será uma espécie de retorno triunfal das Fashion Weeks físicas, com retorno de estilistas para o calendário e novidades

o desfile de estreia de peter do na NYFW verão 2022. foto: reprodução
o desfile de estreia de peter do na NYFW verão 2022. foto: reprodução

Mais de um ano após a última temporada física, a NYFW, que abre o mês da moda internacional do verão 22 promete fazer um retorno triunfal dos shows presenciais ao trazer de volta ao calendário novaiorquino uma série de nomes importantes que haviam deixado o line-up há anos e alguns nomes novos para a programação. Além disso, a NYFW dessa vez terminará com a abertura da nova exposição no MET: “In America: A Lexicon of Fashion” e um Met Gala novinho para quem ficou com saudades do evento que não aconteceu no ano passado.

 

Os desfiles acontecerão de 8 a 12 de Setembro e será exigido passaporte de vacinação tanto para convidados como para profissionais envolvidos nos desfiles. Além dos desfiles, a programação também contará com ativações, talks e eventos especiais que acontecerão ao vivo, mas também serão transmitidos online.

A Semana de Moda de Nova Iorque também deve marcar o retorno de um evento muito esperado durante as Fashion Weeks: a volta do streetstyle-de-porta-de-desfile, esse evento quase tão importante quanto os shows em si.

Os retornos

Alguns dos principais destaques da NYFW ficará por conta com o retorno de grandes nomes à programação. Proenza Schouler, Rodarte e Thom Browne, que saíram do line-up em 2017, bem como Altuzarra, no ano seguinte, Tom Ford, que apresentou sua última coleção em Los Angeles, e Telfar – depois de uma temporada em Paris – são nomes que voltam ao calendário da semana apresentar suas coleções presencialmente e para ajudar a trazer de volta o interesse internacional que vinha se esvaziando nos últimos anos.

As novidades

A abertura da NYFW fica por conta da marca Collina Strada, uma das marcas mais quentes do momento quando o tópico é sustentabilidade e novas gerações. Outro destaque é a estreia de Peter Do, designer já aclamado pelas celebs e veículos de moda, no calendário oficial da semana de moda. Peter Dundas, ex-Pucci, depois de uma série de direções criativas para marcas europeias irá apresentar uma colaboração com a fast fashion Revolve. Já a Moschino, italiana, mas que tem o norte-americando Jeremy Scott como diretor criativo, troca Milão por New York para a sua próxima apresentação. A brasileira PatBo fará sua estreia presencial na semana com desfile e abertura de loja no Soho.

Ausências importantes

Além de Ralph Lauren e Tommy Hilfiger, Marc Jacobs, a grande estrela da moda novaiorquina, não confirmou seu desfile na temporada. Depois de quase um ano e meio sem apresentar nenhuma coleção nova, Marc desfilou seu inverno 21 em junho deste ano e não revelou nada sobre um próximo desfile ou lançamento. Sua ausência no calendário, justamente nesse momento de retomada será muito sentida.

As locações

O braço da NYFW, chamado The Shows capitaneado pela IMG também recebe um novo endereço e, neste ano, acontece na Fifth Avenue, enquanto diversos designers escolhem locações importantes para a sua memória afetiva. Collina Strada escolheu o Brooklyn Grange, um jardim e uma das maiores fazendas de solo em rooftop do mundo. Já Tory Burch inaugura sua flagship em um novo endereço na cidade, na Mercer Street, com mais de seis mil metros quadrados e LaQuan Smith se apresentará no topo do prédio Empire State.

O calendário de desfiles

Os principais destaques do calendário por dia e horário (de Brasília) você confere abaixo:

Terça (07/09)

Collina Strada – 7h00

Quarta (08/09)

PatBo – 13h

Peter Do – 18h00

Peter Dundas x Revolve – 19h

Proenza Schouler – 20h

Prabal Gurung – 22h

Quinta (09/09)

Philip Lim – 10h30

Naeem Khan – 11h

Gabriela Hearst – 13h

Moschino – 15h

Monse – 17h

Carolina Herrera – 21h

LaQuan Smith – 22h

Sexta (10/09)

Michael Kors – 11h

Private Policy – 13h

Jason Wu – 14h

Coach – 18h

Eckhaus Lata – 19h

Maison Kitsuné – 19h30

Brandon Maxwell – 22h

Sábado (11/09)

Rodarte – 13h

Anna Sui – 17h

Thom Browne – 19h

Vaquera – 20h

Domingo (11/09)

Telfar – 11h

Tory Burch – 12h

Altuzarra – 16h

Oscar de La Renta – 17h30

Who Decides War – 18h

Kim Shui – 19h

Staud – 20h

Tom Ford – 21h


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×