A IMG Models, uma das maiores agências do mundo e representante de Gisele Bündchen e Kate Moss, tem mais um aliado na caça por novos talentos: o Instagram. A empresa criou uma nova conta, a @weloveyourgenes, e está convidando modelos a compartilharem fotos com a hashtag #WLYG na rede social para que seus perfis sejam visualizados pela equipe de scouters.
Na verdade, o Instagram já vem sendo usado há um tempo por marcas e agências na busca por new faces, mas esta é a primeira vez que a plataforma é usada de forma sistemática. Se a iniciativa da IMG será capaz de render bons frutos, ainda é cedo para saber, mas seu potencial é promissor. Basta lembrar de exemplos como os da Guess, que descobriu recentemente sua nova garota-propaganda pelo Instagram, e da Marc by Marc Jacobs, que realizou o casting para suas campanhas de Inverno e Verão 2015 pela rede social.
“O Instagram permite que a gente veja a beleza natural de modelos em potencial em seu dia a dia. Elas não precisam mais gastar muito dinheiro em seções de foto e portfólios”, disse a VP de scouting da IMG, Jeni Rose, ao Fashionista. “Em vez disso, elas podem chegar até nós apenas com fotos feitas por smartphones e muito entusiasmo.” Segundo ela, o projeto beneficia também os próprios scouters e diretores de casting, que precisam passar uma grande quantidade de horas no avião para “estar no lugar certo na hora certa”.
Lançada em meados de dezembro, a conta @weloveyourgenes já tem 13,3 mil seguidores, e a hashtag #WLYG foi usada mais de 35 mil vezes.