FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alta Costura: entre o sonho, a inovação e o privilégio

    A Alta Costura é um segmento que sempre dividiu opiniões. Ela representa dois sentimentos opostos: é o lugar do sonho e da inovação na moda ao mesmo tempo em que é símbolo máximo do elitismo e vista como inútil e superficial.

    Além das passarelas de Paris (e só de Paris), essas roupas também desfilam por tapetes vermelhos, casamentos reais, eventos de filantropia e festas de debutantes herdeiras das maiores fortunas do mundo. Aqui neste link, a gente explica mais como funciona o mercado de couture, quanto custa e quem usa.

    O que defende a permanência da Alta Costura no mundo de hoje é o alto nível de trabalho manual e inovação têxtil que ela promove. Dentro do segmento altamente competitivo que é o mercado de luxo, é apenas na Alta Costura que os estilistas podem ser realmente livres, usar 100% da criatividade e habilidade técnica de seu time para criar coleções que irão empurrar a moda pra frente. É quando a gente vê coisas que nunca vimos antes. Não significa que todas as marcas participantes da semana de AC ocupem esse lugar – é verdade que muitas se repetem, entregando uma coleção de belo trabalho manual, mas que deixa a desejar em termos de inovação, de tentar colocar a moda em outro lugar.

    Iris Van Herpen

    Iris Van Herpen

    São as roupas que ainda nos comovem, nos deixam curiosos, são os desfiles que a gente não cansa de ver e as fotos que queremos dar um zoom. A ideia de caretice e conservadorismo neste segmento é antiquada. Basta observar os trabalhos de Iris Van Herpen e Maison Margiela para entender que Alta Costura também pode existir em um lugar de pesquisa têxtil e subversão. O que a Iris faz hoje será aproveitado pela moda em um futuro breve.

    Este é também o único setor da indústria do luxo que prioriza quantidades limitadas sobre produção em massa, autenticidade sobre tendências e trabalho manual e regional sobre produção industrial feita na China.

    Valentino, Maison Margiela, Iris Van Herpen e Givenchy / Reprodução

    Valentino, Maison Margiela, Iris Van Herpen e Givenchy / Reprodução

    Nesta temporada, 26 marcas desfilaram ao longo da semana. Dessas, 16 são membros oficiais da Federação (Chanel, Dior, Givenchy…), outras 16 são convidadas (Iris Van Herpen, Azzaro, entre outras) e as outras quatro que restam são chamadas de “membros correspondentes”, que são as marcas que não são francesas, como Valentino, Viktor & Rolf e Elie Saab, por exemplo. A Balenciaga anunciou que voltará a desfilar sua coleção de Alta Costura. O desfile acontece em julho e será o primeiro da casa desde 1968.

    Na galeria acima, destacamos os detalhes mais bonitos e elaborados, e os momentos mais especiais que surgiram nesta estação.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!