FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    André Hidalgo conta as novidades deste ano da Casa de Criadores

    Confira as datas, as novas marcas e mudanças da 48ª edição do evento

    André Hidalgo conta as novidades deste ano da Casa de Criadores

    Confira as datas, as novas marcas e mudanças da 48ª edição do evento

    POR Luxas Assunção

    Prestes a completar 25 anos de existência, a Casa de Criadores tem sua 48ª edição esta semana, entre 26 e 30 de Julho (confira o line-up completo ao final). Essa é a segunda edição totalmente digital do evento, que também realizou a sua segunda edição do ano passado neste formato e conta com 10 novas marcas estreantes Mônica Anjos, Fkawallyspunkcouture, Berimbau Brasil,  Felipe Caprestano, Jalaconda, Ateliê Criativa Vou Assim, Oroomin, Leandro Castro, Teodora Oshima e Brocal – marca da também cantora Tulipa Ruiz, a volta do estilista Gefferson Vila Nova ao line-up, além das marcas veteranas do evento. 

    “Estamos fazendo agora porque entendemos que é importante para os estilistas, eles tem muita coisa para dizer, muito trabalho para mostrar. É um momento delicado, onde as estruturas estão muito comprometidas e se isso já é ruim para empresas grandes, imagina para um pequeno” conta André Hidalgo, em entrevista ao FFW. A Casa de Criadores, que sempre teve um viés de apoio a novas vozes e de projetar novos designers de moda para o cenário nacional, mais do que nunca entende seu papel em um momento tão delicado como o que vivemos, em que os criadores pequenos, autorais e independentes foram tão afetados. “Nesse momento, os espaços ficaram ainda mais reduzidos, por isso fizemos questão de abrir espaço para tanta gente nova”, afirma, sobre o recorde de estreantes deste ano. 

    “Nós estamos tentando dar o suporte necessário e buscar patrocínios específicos para as marcas” conta André, sobre o momento de vulnerabilidade das marcas pequenas e autorais “Mas também tem um lado positivo (em ser pequeno), estruturas menores são mais fáceis de serem enxugadas e essas marcas tem mais facilidade de se adaptarem.” continua. 

    “Talvez não seja mais só sobre roupa, é sobre outras linguagens, artes, música, cultura, moda”, essa edição da Casa de Criadores vai contar com uma série de ativações para além dos filmes e apresentações digitais das marcas, incluindo shows e apresentações musicais de grupos nacionais, como Teto Preto, Rico Dalasam, Brisa Flow, entre outros. André Hidalgo também pontua a necessidade de trazer a ‘inclusão’ e diversidade para todos os âmbitos do evento: “Não adianta você só ter estilistas mulheres ou indígenas ou trans, é também importante ter profissionais representativos, promover essa equidade em toda a estrutura, não apenas no momento do ‘glamour’” pontua. 

    Nesse sentido, a Casa de Criadores sempre foi um evento muito politizado, tanto pelo posicionamento da própria organização, quanto das marcas participantes: manifestações políticas e movimentos sociais acontecem com frequência nas passarelas – agora virtuais – da CdC. “A gente teve um retrocesso muito grande nas pautas sociais, muitas portas que estavam se abrindo voltaram a se fechar. Mas por outro lado, percebo que os estilistas, marcas e profissionais têm usado isso como mais uma razão de ser e de resistir. Isso nos deu mais garra de reabrir estas portas à força” afirma André Hidalgo. 

    Line-Up casa de criadores

    26 de julho, 20h

    Vicenta Perrotta

    Mônica Anjos

    Studio Ellias Kaleb

    Jorge Feitosa

    Dario Mittmann

    Brocal

    Nalimo

    27 de julho, 20h

    Fkawallyspunkcouture

    Alexandre dos Anjos

    Heloisa Faria

    David Lee

    Thear

    Berimbau Brasil

    Trashrealoficial

    28 de julho, 20h

    diegogama convida Cia Sacana

    KF Branding

    Felipe Caprestano

    Shitsurei

    Diego Fávaro

    Ken-gá

    Estúdio Traça

    29 de julho, 20h

    NotEqual

    Jalaconda

    Estamparia Social

    Gefferson Vila Nova

    Ateliê Criativa Vou Assim

    PIM (Periferia Inventando Moda)

    Oroomin

    Jal Vieira

    30 de julho, 20h

    Rober Dognani

    Santista Jeanswear

    Vivão Project

    Rafael Caetano

    Leandro Castro

    REIF

    Teodora Oshima

    Dendezeiro

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024