Backstage Damir Doma Verão 2013 ©Reprodução
Já é de conhecimento geral que os acessórios podem proporcionar uma mudança drástica em um look. Mas dependendo da forma como são utilizados, do tamanho ou da cor, eles podem até ser a peça fundamental, aquela que realmente faz a diferença. Sabemos que os acessórios também mudam de acordo com a temporada.
O portal de tendências Stylesight reuniu em uma matéria as várias formas de usar cintos de acordo com as tendências internacionais apresentadas no Inverno de 2013. Veja abaixo e inspire-se!
Dourados
Balmain, L’Wren Scott e Dolce & Gabbana, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Os cintos dourados apareceram como favoritos nesta temporada, acima de qualquer outra cor. Em pele texturizada ou em metal, o dourado aparece em vários tons, desde os amarelos aos rosados, e em vários tamanhos, dos super skinny aos exagerados.
Amarrados
Louis Vuitton, Oscar de la Renta e Gianfranco Ferré, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Apareceu em primeiro lugar como uma técnica de styling, mas já se tornou tendência e hoje tem até peças que são confeccionadas para serem usadas assim: com os cintos amarrados. E é para parecer que pegou um cinto normal e deu um nó em estilo DIY mesmo: os furos aparecem de forma grosseira, o que resta do cinto fica pendurado e muitas vezes a fivela é ignorada e o cinto é amarrado na cintura como se ela não existisse.
Minimalista
Giorgio Armani, Proenza Schouler e Rue du Mail, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Os cintos que não têm qualquer tipo de abotoadura continuam marcando presença, desta vez com maior importância para a textura do material usado. Sem fivela, as peças surgem em couro macio ou estruturado e com um toque de brilho conferindo uma estética minimalista ao acessório, sem por isso lhe tirar a importância.
Com botões
Givenchy, Vera Wang e Lanvin, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Uma das novas formas de apertar os cintos, sem usar fivelas comuns, são os botões, que criam uma silhueta clean e muito elegante. Só com um botão ou mais, eles podem aparecer na frente ou na lateral do cinto, aplicados no couro e misturados com fivelas e metal.
Com placas e aros de metal
Vionnet, Chloé e Burberry, Inverno 2013 ©ImaxTREE
O uso do metal nos cintos desta temporada é funcional e decorativo ao mesmo tempo, com placas de metal no centro, que podem ser de formas arredondadas ou quadradas em metal polido ou fosco, e anéis que servem como abotoaduras ou apenas como decoração.
Com texturas
Carolina Herrera, Fendi e Jil Sander, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Assim como os sapatos já nos mostraram ser possivel, os cintos nesta temporada aparecem com todo o tipo de texturas e acrescentam um toque luxuoso ao look. Em veludo de seda ou algodão e até em pele falsa, eles vêm em formato maxi ou skinny.
Zíper, tachas e correntes
Isabel Marant, Jason Wu e Chanel, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Com zíper, tachas ou correntes, os cintos em metal são uma das peças-chave. Com ajuda do couro, os metais nesta tendência não servem como adorno – eles são o item principal. As tachas evoluem do prateado ao preto, e o zíper sem qualquer função aparece como decoração.
Adornados
Balmain, Lanvin e Saint Laurent, Inverno 2013 ©ImaxTREE
Os cintos com adornos dão o toque final de qualquer look. Cintos mais largos têm pedras e plásticos imitando cristais enquanto os mais finos têm joias ou pérolas embutidas. As fivelas buscam no universo das joias placas com nomes, motivos florais e pedrarias.