FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Após cinco edições no SPFW, a capixaba Borana encerra com ótimo desfile o projeto Top 5
    Look do desfile da marca Borana / Agência Fotosite
    Após cinco edições no SPFW, a capixaba Borana encerra com ótimo desfile o projeto Top 5
    POR Camila Yahn

    Colaborou Guilherme Meneghetti

    Aconteceu hoje o encerramento do projeto Top 5 no SPFW. A iniciativa, uma parceria do Sebrae com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), busca inserir pequenas negócios no circuito da moda ao oferecer uma consultoria 360º e acompanhamento de um grupo multidisciplinar que auxilia todo o processo, desde a estruturação das coleções e produtos, formatação de preço e relacionamento com fornecedores à construção da imagem e comunicação. Cinco marcas de todo o Brasil participaram desse processo ao longo de 18 meses e apresentaram suas coleções nas últimas cinco edições do SPFW, aproveitando a projeção e visibilidade que a semana de moda proporciona.

    Para fechar esse ciclo, o projeto elegeu a Borana, marca capixaba de beachwear para apresentar sua coleção no SPFW N47. “Esse foi o desfile mais desafiador e, ao mesmo tempo, o que fiquei mais tranquila”, conta a diretora criativa, Patiara Aguiar. “Foi muito aprendizado e evolução ao longo do processo. Nunca tinha feito um desfile antes, minha estreia foi no SPFW. Imagina! Não sabia como funcionava o processo. Contei com a ajuda de uma galera fera que estava por trás do projeto e que foi muito importante pra esse crescimento”.

    Para ela, o resultado pôde ser visto em todos os aspectos, da visibilidade e parcerias aos pontos e aumento de vendas – hoje a marca conta com três lojas físicas no Espírito Santo, está presente em multimarcas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, exporta para Portugal e Japão, além do e-commerce. “No começo, confesso que tinha um pouco de receio em ousar e a minha cliente, que é de praia, não entender bem esse conceito. Mas, não! Elas amaram e queriam exatamente o look que estava na passarela, daquele mesmo jeito. Foi aí que comecei a me dar conta que estávamos no caminho certo”.

    Seu desfile final mostra com clareza a enorme evolução da marca em termos estéticos, no sentido de agregar mais valor de design. Patiara se inspirou nos anos 70 e no reggae e faz um ótimo trabalho trazendo texturas rústicas para sua moda praia, que está mais para resort com tantos bons complementos, muito além do beachwear. Destaque para o trabalho artesanal que permeia a coleção, como o crochê de malha e patchwork. Lindos os looks que traziam cestas nas cabeças das modelos, fazendo um cross entre o artesanato brasileiro e o visual rastafari. O verão da Borana, daqui para frente, certamente estará em muitas praias, piscinas, cidades litorâneas e – por que não? – nas calçadas também.

    + Veja a coleção completa aqui

    Entre os planos da marca está a abertura de uma loja no Rio e uma em Portugal, onde a marca tem sido bem recebida.

     

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024