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    Boletim Junho: mudanças na moda em 2020; acompanhe as atualizações
    Boletim Junho: mudanças na moda em 2020; acompanhe as atualizações
    POR Redação

    A pandemia do Covid-19 está abalando o setor da moda, levando marcas grandes e pequenas a reavaliar o sistema tradicional – concebido numa era pré-internet e pré-globalização – que há muito governa a abordagem da indústria para criar, mostrar, entregar e descontar coleções enquanto alguns negócios anunciam recuperação financeira ou mesmo fechamento de portas definitivo. Semanas de moda pelo mundo foram canceladas e uma rápida (e tardia) digitalização das marcas de luxo e contemporâneas começa acontecer em paralelo a toda uma discussão de quanto o racismo sistêmico é presente no setor e tem alimentado uma indústria pouco inclusiva ao longo de décadas.

    Reuniremos nesse post, que será atualizado diariamente, todas as mudanças e discussões mais importantes que estão acontecendo na moda nacional e internacional no mês de junho.

    >>Aqui as atualizações do mês de maio

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    29/06/2020

    Valentino fará desfile phygital em julho com colaboração de Nick Knight

    A maison italiana é mais uma das grandes marcas a reforçar a importância da emoção únicas dos desfiles físicos e confirmou que fará um desfile presencial no dia 21 de julho com desdobramentos e experiências digitais. Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino envolveu Nick Knight, fotógrafo e dono da plataforma ShowStudio na concepção do show que acontecerá nos estúdios da Cinecittá em Roma.

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    27/06/2020

    Gap anuncia nova parceria com Kanye West e Yeezy

    Leia matéria completa aqui

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    25/06/2020

    PFW confirma datas e desfiles físicos no segundo semestre

    Os desfiles masculinos (junho) e Alta Costura (julho) acontecerão somente no online, mas a Federação da Alta Costura e da Moda, órgão da moda francesa, confirmou que os desfiles das coleções de verão 2021 acontecerão na capital entre 28 de setembro e 6 de outubro, quase uma semana depois da data normal. Em comunicado, a Federação garantiu que “cumprirá as recomendações das autoridades públicas”.

    A ideia é que os desfiles físicos sejam complementados por projetos digitais de grande alcance possibilitando uma maior audiência assim como servir de ferramenta para compradores e imprensa que não puder viajar para a França na data.

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    22/06/2020

    Dior confirma desfile da coleção Resort 202o sem platéia na Itália em julho

    Na manhã de hoje, em entrevista coletiva online, o CEO Pietro Beccari e a diretora criativa Maria Grazia Chiuri apresentaram os planos da Dior para seus próximos desfiles. Eles confirmaram que a marca fará o desfile da coleção resort que estava planejado para maio e em virtude das consequências da pandemia do COVID-19 foi postergado e agora confirmado para o dia 22 de julho em Lecce, no Sul da Itália. A novidade é que o desfile não terá convidados da imprensa, apenas poucos amigos da marca e colaboradores que trabalharam na coleção, como os artesãos e artistas da região da Puglia, local que serviu de inspiração para a coleção.

    Os dois também confirmaram que a Dior permanece no calendário oficial de Paris com desfile em setembro mas não confirmou o que será do desfile de Alta Costura em julho.

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    22/06/2020

    Burberry anuncia desfile ao ar livre em meio à natureza

    A marca britânica anunciou que fará do desfile uma experiência imersiva em meio a natureza para apresentar sua coleção Primavera / Verão 2021. O desfile em local à confirmar será ao ar livre no dia 17 de setembro e será transmitido online. A Burberry  planeja ações interativas para ampliar a experiência da ocasião. Algumas grandes marcas estão deixando os calendários oficiais de suas cidades, mas a Burberry é uma das primeiras a anunciar planos sólidos para setembro.

    O Reino Unido teve mais de 300 mil casos de coronavírus e mais de 40 mil mortes, mas o governo está começando a relaxar a política de distanciamento social.

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    15/06/2020

    Matthew Williams, da Alyx é nomeado novo diretor criativo da Givenchy

    O designer americano Matthew Williams, dono e criativo à frente da marca  Alyx, foi anunciado hoje diretor criativo da Givenchy. Ele supervisionará as coleções femininas e masculinas da marca.

    “Estou extremamente honrado em ingressar na maison Givenchy”, disse Williams em um comunicado. “A posição única e a aura atemporal da maison a tornam um ícone inegável e estou ansioso para trabalhar junto com seus ateliês e equipes, para levá-la para uma nova era, baseada na modernidade e na inclusão. Sou grato ao grupo LVMH por confiar em mim a oportunidade de realizar meu sonho ao longo da vida. Nestes tempos sem precedentes para o mundo, quero enviar uma mensagem de esperança, juntamente com minha comunidade e colegas, e pretendo contribuir para uma mudança positiva. ”

    Williams chega à Givenchy após a saída de Clare Waight Keller, cujo sucesso mais notável durante seus três anos na casa de Paris foi o vestido de casamento de Meghan Markle com o príncipe Harry. A própria estética de Williams está mais alinhada com o gótico e streetwear dos tempos que a marca foi comandada por Riccardo Tisci.

    A primeira coleção de Matthew será apresentada em Paris em outubro.

    Aqui um perfil do criativo que o FFW fez em 2018.

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    11/06/2020

    Samira Nasr é a primeira mulher de cor a dirigir a revista Harper’s Bazaar

    Após vários meses de especulação, a revista Harper’s Bazaar americana tem uma nova editora-chefe, principal posto dentro de uma revista. Samira Nasr, que era diretora de moda da Vanity Fair americana, assumirá o cargo em julho. Nasr, nascida em Montreal e descendente de trinitinos e libaneses, é a primeira negra a editar a revista. Ela se juntou à Vanity Fair em 2018 e já atuou como diretora de moda da edição americana da Elle e agora assume o posto mais alto da Bazaar, revista que data de 1860 e teve em seu comando pelas últimas duas décadas a editora Glenda Bailey.

    “É um tremendo privilégio confiar a mudança dessa marca para uma nova era – colorida, inclusiva e que celebra a beleza da moda em todas as plataformas -, mantendo a tradição de direção artística inovadora e grande estilo que o público da Bazaar adora muito ”, disse Nasr em comunicado. “A parte mais bonita do trabalho em revistas é o trabalho em equipe e a criação de uma comunidade. Mal posso esperar para começar. ”

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    10/06/2020

    Economia criativa e eventos são setores mais afetados, segundo o Sebrae

    O Sebrae mapeou os 14 setores mais afetados pela pandemia do covid-19, que representam 75% das pequenas e micro empresas (PMEs) e são responsável por 22 milhões de empregos. Estima-se que são elas somem 13 milhões de empresas.

    Entre os setores mapeados com a maior prejuízo de faturamento, a  economia criativa e eventos (-77%), turismo (-75%), academias e atividades físicas (-72%) e artesanato (-68%) foram os mais afetados.

    Em parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, o Sebrae elaborou protocolos, cartilhas e documentos seguindo órgãos de saúde nacionais e internacionais para ajudar e orientar os pequenos empresários na reabertura segura das PMEs anunciada para a os próximos dias, seguindo decretos municipais e estaduais. A reabertura e retomada dos negócios acontecerá mesmo com o número de novos casos e mortes ainda em crescimento no país.

     

    09/06/2020

    CFDA anuncia iniciativas para combater o racismo sistêmico na moda

    “Nossa indústria está sofrendo e não basta dizer simplesmente que somos solidários com aqueles que são discriminados. Precisamos fazer alguma coisa.” Steven Kolb, presidente e CEO.

    A entidade americana postou no Instagram o seguinte comunicado com as ações que serão tomadas como resposta aos atos deploráveis de racismo e violência que aconteceram nos Estados Unidos país na semana passada.

    “Os negros neste país estão sofrendo anos de injustiça decorrentes de construções institucionais como escravidão, segregação, encarceramento em massa, brutalidade policial e supressão econômica e eleitoral. A comunidade negra está enfrentando raiva e frustração por causa dos efeitos da pandemia global que mais afetou as comunidades de cor. Ter uma voz clara e se manifestar contra a injustiça racial, fanatismo e ódio é o primeiro passo, mas isso não é suficiente. Não basta dizer simplesmente que somos solidários com aqueles que são discriminados. Nós devemos fazer algo.
    O CFDA descreve iniciativas que serão imediatamente empreendidas para criar mudanças sistêmicas em nosso setor:
    • O CFDA criará um programa interno de emprego especificamente encarregado de colocar talentos negros em todos os setores do negócio da moda para ajudar a alcançar uma indústria racialmente equilibrada. Este programa terá a tarefa de identificar criativos negros e emparelhar esses indivíduos com empresas que desejam contratar.

    • O CFDA também criará um programa de orientação e um programa de estágio focado na colocação de estudantes negros e recém-formados em empresas estabelecidas no setor da moda.
    • O CFDA implementará e disponibilizará aos nossos membros um programa de treinamento em Diversidade e Inclusão.
    • Faremos contribuições imediatas e iniciaremos atividades de angariação de fundos em apoio a organizações de caridade que visem igualar o campo de jogo para a comunidade negra, como, mas não se limitando à NAACP e à Campanha Zero – entre outras.
    Instamos todos e cada membro do CFDA fazendo um balanço de sua estrutura corporativa para garantir que tenham uma força de trabalho racialmente equilibrada e desafiamos o setor de varejo da indústria da moda a garantir que sua lista de marcas e sua variedade de produtos seja representativa da talento negro em nossa indústria.
    Tom Ford, Presidente
    Steven Kolb, Presidente e CEO”

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    08/06/2020

    Para a Chanel continua tudo igual. Marca vai manter seus 6 desfiles anuais

    Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel, expôs seus planos para o futuro do bastião de bilhões de dólares da herança francesa antes do seu último lançamento do Cruise, ele deixou claro que ainda acredita na maneira antiga de fazer as coisas.

    A Chanel pretende manter seu cronograma de seis desfiles por ano: dois prêt-à-porter, duas de alta costura, Croisière (Cruise) e Métiers D’Art, a apresentação de dezembro que foca o trabalho de ateliês artesanais da marca.

    “Não sei se o número certo é dois ou seis; depende de cada marca “, disse Pavlovsky. “Mas estamos bastante avançados no cálculo de nosso impacto de carbono, o tempo todo em que estamos fazendo muito progresso em nossa abordagem. E sentimos que é importante fazer esses desfiles. Ainda precisamos ter a liberdade criativa para expressar cada momento. ”

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