Assista a parte 1 do documentário “De Rua” sobre a cena de streetwear no Brasil

Idealizado pela agência PressPass, o documentário completo será lançado em 2022

Quem não ouviu falar de streetwear nos últimos anos não estava acompanhando o que vem rolando na cena de moda. Impossível não falar desse segmento que extrapolou a cena underground e se tornou febre mundial. O streetwear saiu das ruas e foi parar nos desfiles de grandes maisons e suas marcas icônicas passaram a colaborar com potências da indústria e da moda de luxo.

O que era antes sinônimo de rebeldia, pura expressão pessoal e parte de uma contracultura foi abraçado pelo mainstream e passou a movimentar toda uma indústria que hoje gera milhões em vendas pelo mundo.

Mas qual a realidade dessa cena por aqui no Brasil? É isso que a agência de comunicação Press Pass quer contar, em parceria com a nova produtora de linguagens Fresh People, no documentário para a web “De Rua”, que estreou no dia 20.10. O doc mostra um panorama da cena do streetwear no país, relembra o início da moda de rua por aqui e trás projeções para o futuro do segmento e da cena.

Na sua primeira versão de 30 minutos, o documentário traz histórias de quem moldou a cena do streetwear brasileiro e fez acontecer nas mais diversas frentes – seja como criador, mídia especializada, sneaker shops ou produção audiovisual e entrevistas com TwoThousand e seu sócio Pedro Prado, da Guadalupe Store; Pedro Andrade,da Piet; Bruno Luciano, criador do site Notthesamo; Marco Grilo, fotógrafo e diretor de arte; Pérsio Tagawa, CEO da Maze Shop; Rodolfo Tavares, produtor e Augusto Mariotti, editor chefe do FFW.

“Uma das coisas que moldou a personalidade da agência foi a moda ligada aos movimentos de rua, principalmente como a música moldou esse comportamento” diz Christina Caterina, diretora da PressPass e idealizadora do projeto.

A relação com a música e a cena skate como pilares fundamentais desse movimento e a monetização dos movimentos de subcultura jovem pela internet serão os assuntos dos próximos capítulos do doc seriado que será lançado na íntegra em 2022 e contará com a participação de mais personagens importantes da cena como João Gordo, da banda Ratos de Porão; Clemente Nascimento, do grupo de rap Inocentes; Flávio Samello, fotógrafo e videomaker de skate e Xande Marten, do Vista SKT.

Assista no topo da página a primeira parte de “De Rua”:

Idealização: Christine Caterina

Direção, Roteiro e Produção: Luiz Menezes

Diretor de fotografia e filmagem: Diego Casanova

Câmera: Gabriel Zambon

Edição e Montagem: Pedro Oldi

Produção Executiva: Felipe Medeiros

Gerente de Projeto: Alice Linhares

Direção Geral: Christine Caterina

Agradecimentos: Augusto Mariotti, Bruno Luciano, Marco Grilo, Pedro Andrade, Pérsio Tagawa e Rodolfo Tavares

Realização: Fresh People


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×