O belga Dries Van Noten, que comemorou seu centésimo desfile na semana passada durante a PFW, com um casting que reuniu algumas modelos que o acompanharam ao longo de sua carreira como Amber Valleta, Carolyn Murphy e Erin O’ Connor, ganha seu primeiro documentário, escrito, dirigido e produzido por Reiner Holzemer (que também produziu o doc William Eggleston: Photographer) e distribuído pela Dogwoof Pictures (Dior e Eu).
Intitulado Dries, o documentário foca nos 31 anos de carreira do belga, que é um dos integrantes do The Antwerp Six – o coletivo dos vanguardistas graduados na Royal Academy of Fine Arts que causou grande impacto na moda da década de 1980. Van Noten iniciou sua marca homônima em 1986, conhecida por sua predileção por fazer ricas combinações cromáticas e de estampas, padrões e texturas, produzindo com técnicas e tecidos do mundo inteiro numa estética minimalista.
Holzemer acompanhou o belga em sua casa e ateliê, registrou os bastidores de sua vida pessoal e profissional, e o entrevistou acerca dos altos e baixos de sua carreira até hoje, tateando também o processo criativo das quatro coleções que ele produz ao ano.
“Eu levei muito tempo para convencer Dries em compartilhar suas paixões, sua criatividade e intimidade à câmera”, conta Holzemer à Variety. “Eu o segui por um ano inteiro e acho que cheguei o mais próximo possível de seu universo. Espero que o resultado seja uma visão muito pessoal de sua vida e carreira”.
Holzemer também registrou os relatos de alguns nomes de peso da moda, como Iris Apfel, Suzy Menkes e Pamela Golbin, curadora chefe da área de moda do Musée des Arts Décoratifs, em Paris, além dos integrantes da equipe do belga.
“O acesso de Reiner à mente pessoal e criativa de Dries é cativante. Van Noten é um dos designers mais interessantes da cena atual – é um privilégio representar o primeiro filme sobre ele e testemunhar seu processo criativo”, gratifica Ana Vicente, da Dogwoof.
Nenhuma data foi divulgada para a estreia.