FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Balaclava: o retorno fashion do acessório controverso

    O acessório cheio de histórias, tem sido ressignificado e recebe novos contornos com o uso cotidiano das máscaras

    Entre cobrir os nossos rostos com máscaras, o desejo por proteção e ao mesmo tempo, uma manifestação sobre privacidade e anonimato, as Balaclavas realizaram um silencioso mas potente retorno à moda. Em diversos formatos, o acessório, uma máscara que cobre o rosto inteiro, apenas com alguns buracos – normalmente para os olhos e/ou boca – pode ser feito de diversos materiais, do tricô ao neoprene, e cumprir diferentes funções: seja de proteger do frio ou apenas por motivações estéticas. 

    O primeiro uso histórico que se tem notícia da Balaclava foi por soldados britânicos, na Guerra da Crimeia (século XVII), para se proteger do frio. Posteriormente, o acessório foi bastante associado ao militarismo e ao anarquismo e até ao crime organizado, sofrendo com o racismo estrutural e recebendo uma série de estereótipos racistas, que foram (e ainda estão sendo) lentamente desconstruídos a partir do trabalho intenso de artistas como Beyoncé e Kanye West, que buscam ressignificar o acessório. 

    A Balaclava cumpre a mesma função dos capuzes, de mistério, anonimato e uma espécie de tom ameaçador, daí sua associação com o crime e a cultura de gangues – principalmente nos EUA. Ao mesmo tempo o acessório parece fazer sentido no momento atual, como uma gradação natural e fashionista das máscaras, que expressa uma certa desconexão e uma busca por se esconder, ou ainda, preservar a privacidade.

    Nas últimas temporadas de moda a Miu Miu e a Givenchy apresentaram Balaclavas em suas passarelas e ainda antes disso, Beyoncé e The Weeknd já haviam feito alusões à peça em seus figurinos de performance. O item também tem se tornado cada vez mais frequente no ramo do rap, Travis Scott já apareceu em seu Instagram com o acessório (o mesmo modelo usado posteriormente por Kanye West) e Kanye, que já apareceu algumas vezes com a peça e tem usado com frequência durante a amplamente publicizada divulgação da sua nova era e álbum, chamado de ‘Donda’. A neomarca GG Denim também tem se destacado entre as novas gerações ao criar as balaclavas mais desejadas do momento.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!