FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Balenciaga “dá susto” na moda ao anunciar saída de Ghesquière; saiba mais
    Balenciaga “dá susto” na moda ao anunciar saída de Ghesquière; saiba mais
    POR Camila Yahn

    Nicolas Ghesquière ©Reprodução

    De acordo com o “WWD”, o designer Nicolas Ghesquière anunciou hoje a sua saída da Balenciaga, após 15 anos como diretor criativo da marca. A decisão, ainda de acordo com o site, foi conjunta entre a maison e o designer e entra em vigor no dia 30.11. De acordo com Cathy Horyn, editora de moda do New York Times, faz cerca de um ano que o estilista mostra certa insatisfação com a marca por conta da necessidade de dar um tom mais comercial em algumas das linhas da maison. Ao mesmo tempo que Hedi Slimane recebeu liberdade total para implementar sua visão na YSL, mudando até o nome e o logo. Tanto a Balenciaga quanto a Saint Laurent são parte do Gucci Group.

    Ghesquière é considerado um dos maiores designers da atualidade e foi o responsável por acordar a grife, que andava adormecida. Seus desfiles são ultraconcorridos e a imagem que cria a cada temporada é a que empurra a moda para a frente, em termos criativos e também nas possibilidades de manipulação de materiais e tecnologia voltada para a moda.

    O elogiado desfile de Verão 2013 da Balenciaga em Paris ©ImaxTREE

    É uma grande surpresa a notícia de sua saída, já que o estilista é considerado um Deus entre os principais editores de moda do mundo e suas peças estão entre as mais cobiçadas e copiadas, segundo um artigo no “The Sunday Times” de outubro deste ano.

    A entrada da jovem atriz Kristen Stewart como musa da fragrância Florabotanica já pareceu estranha, já que o rosto anterior do perfume da Balenciaga é a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, amiga de Nicolas, vista com ele em diversos eventos red carpet. Pensamos se a entrada de Kristen não tenha sido imposta, contra sua própria vontade. Afinal, faltam nela personalidade e estilo, o oposto do que acontece com Gainsbourg.

    Nicolas Ghesquière com Charlotte Gainsbourg e Kristen Stewart, ambas musas da marca ©Reprodução

    Em 2000, após apenas três anos à frente da Balenciaga, Ghesquière foi reconhecido com o prêmio Vogue Fashion Awards como designer do ano e nomeado Designer de Womenswear do ano pela CFDA. Em 2005, a “Time” nomeou Nicolas como uma das pessoas mais influentes e aspiracionais no mundo da moda. Desde 1997, ano em que se tornou diretor criativo, reinventou e catapultou a marca a uma das casas mais aclamadas e inovadoras do cenário global. Ele sempre respeitou a visão de seu fundador, o espanhol Cristóbal Balenciaga, e usou os arquivos históricos da grife em união com sua estética vanguardista para traçar sua trajetória.

    Ainda não existem informações sobre quem ocupará a partir de agora o trono da Balenciaga nem qual será o destino do designer que a tornou famosa e criou momentos inesquecíveis na passarela.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!