Depois de rumores, a parceria entre a Adidas e a Balenciaga se confirmou no desfile apresentado no último domingo (22.05) realizado na Bolsa de Valores de Nova York. A apresentação foi encerrada com modelos usando as 36 peças co-criadas por Demna e a adidas, várias delas com a logo da parceria que estampando camisetas, hoodies, meias e jaquetas.
“Uma colaboração entre Balenciaga e adidas recontextualiza elementos de roupas esportivas que fazem parte da linguagem criativa da Balenciaga”, alega a marca em comunicado de imprensa, lembrando que outras peças de desfiles passados da grife já fizeram referências diretas à simbologia da adidas e o universo esportivo. Um desses exemplos é a camiseta de futebol vermelha do time Balenciaga, que foi vista anteriormente no desfile de inverno 2020 e agora aparece de novo nesta linha.
O uso dos símbolos da adidas nas criações de Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, é a representação da memória afetiva que a marca alemã tem para ele. Em entrevistas de backstage, Demna contou que a primeira peça de moda que ele comprou quando ainda morava na Geórgia (ex-República Soviética) foi um conjunto de jogging da Adidas, o que fez ele se sentir uma pessoa mais fashion.
Demna não se prendeu a oferecer somente camisetas e conjuntos esportivos, mas também criou calças baggy (1.290 dólares), bermudas jeans com aparência destruída (995 dólares) e até um modelo de jaqueta de couro com capuz, que é a peça mais cara e luxuosa da collab (5.500 dólares, ou aproximadamente 4.600 reais).
Logicamente os sneakers não poderiam ficar de fora. O modelo schunk Triple S (1.100 dólares) ganha as 3 listras da adidas em duas colorways – uma preta, branca e cinza e outra no azul adidas – com a aplicação do trefoil no cabedal. Já o modelo Speed, o sneaker de tricô que virou febre mundial, também é revisitado em preto e as três listras brancas (995 dólares). Bolsas Bowling ganham nova versão em couro italiano. A peça mais barata da collab é um par de meias pretas com o trefoil assinado com Balenciaga que sai por 210 dólares (1.008 reais).
Todas as peças já estão disponíveis por tempo limitado, até dia 29 de maio na lojas da Balenciaga, na Madison Avenue em Nova York mas é também possível comprar online pelo site da marca.
Por enquanto, a coleção não tem data para chegar ao Brasil. Fique ligado no FFW para maiores novidades.