Beyoncé não é muito chegada em polêmicas. A cantora geralmente prefere manter os holofotes nos álbuns e projetos novos profissionais, mas não aguentou ver a marca Feyoncé ganhar dinheiro ao fazer trocadilho com seu nome e paródia de suas músicas e resolveu processar a marca por apropriação de direitos autorais.
A grife, que estampa frases famosas da cantora como o sucesso “Put a ring on it”, brinca com o significado das palavras, fazendo um trocadilho com as noivas e a música da cantora. A palavra “Feyoncé”, além de fazer alusão ao nome de Beyoncé, também remete a “fiance”, noivo ou noiva em inglês. Entre canecas, blusas e moletons, a Feyoncé vende seus produtos por preços em torno dos U$ 15 dólares. De acordo com a própria Beyoncé, um dos representantes da marca chegou a tentar registrar o nome “Feyonce”, sem acento, como sua propriedade intelectual.
Os advogados da grife ainda não deram declarações sobre a acusação perpetrada pela equipe da cantora. Nos Estados Unidos, infringir direitos autorais é crime federal. A defesa alega que os produtos causam “danos irreparáveis e imediatos a Beyoncé”. “Os réus adotaram o nome “Feyoncé” como uma forma de remeter a Beyoncé e sua fama. A conduta descrita é intencional e fraudulenta”, alegam os advogados.
A loja online da Feyoncé parece ter desaparecido da internet. Enquanto o desfecho do caso não acontece, confira na galeria alguns dos produtos da marca.