FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Boletim Julho: os impactos da pandemia na moda, atualizadas diariamente
    Boletim Julho: os impactos da pandemia na moda, atualizadas diariamente
    POR Redação

    O futuro do calendário da moda ainda é incerto em todo o mundo. Cada novo dia oferece novos desafios para os estilistas, marcas e empresas superarem em meio a uma pandemia e crise sanitária, uma depressão econômica e um movimento global de justiça social. Planejar a próxima coleção ou desfile não é mais tão simples como antes mas pequenos passos estão sendo dados. Depois de meses em quarentena, lojas e shoppings pelo mundo reabriram (mesmo que em alguns países, Brasil incluso, os números de contaminações não parem de crescer e novas ameaças de lockdown existam), fábricas e ateliês voltaram a funcionar na França e na Itália com o desejo de repensar tudo, desfiles incluso.

    ___________________________________________________________

    30/07

    Grupo Soma, dono da Farm e Animale, movimenta R$1,82 bilhão em IPO

    O Grupo de Moda Soma, dono das marcas Animale, Farm, Cris Barros e A.Brand captou 1,35 bilhão de reais em sua oferta inicial de ações (IPO), após a operação nesta quarta-feira.

    A empresa pretende usar esse dinheiro para a abertura mais lojas e aquisição de mais marcas, além de pagar dividendos e dívidas.

    ****

    29/07

    Desfiles digitais internacionais tiveram apenas 1/3 do impacto de um desfile tradicional e resultados decepcionam

    Segundo a agência de rastreamento Tribe Dynamics os resultados de engajamento e audiência dos desfiles digitais de Londres, Paris e Milão realizados entre junho e julho foram um fracasso. Com excessão da apresentação inspiradora da Alta Costura da Valentino (chegou a atingir 57% de sua audiência), a repercussão das apresentações digitais da maioria das marcas nas redes sociais foi quase silenciosa comparada ao mesmo período do ano passado quando aconteceram os últimos desfiles tradicionais. A audiência da London Fashion Week digital de junho foi 55% menor comparada a janeiro.

    Não é possível se afirmar ao certo o real motivo da baixa audiência e engajamento das apresentações digitais. Porém essa resposta pouco empolgada da audiência deve estimular uma volta aos desfiles presenciais assim que possível.

    ****

    29/07

    Kering anuncia queda de 58% no lucro, um dia após a LVMH reportar uma queda de 68%. Prada cai 32%.

    Nem Gucci, nem Louis Vuitton estão imunes à pandemia. A reabertura da economia, primeiro na China, depois na Europa não foi suficiente para segurar os resultados das grandes marcas no segundo trimestre. Os resultados são consequência do fechamento das lojas devido a pandemia e da baixa resposta aos esforços das marcas em reforçar seus investimentos no e-commerce. A forte queda das vendas da Gucci, comparada a queda mais baixa da marca irmã Bottega Veneta, já acenderam especulações em torno do desejo pela estética maximalista do estilista Alessandro Michele que pode já dar sinais de cansaço. Enquanto na Prada, o CEO Patrizio Bertelli, anunciou uma queda de 32% no mesmo período. Já a Hermès, cuja reabertura das lojas na China foi notícia pelo alto volume de vendas, teve queda no lucro líquido de 55,6%.

    As quedas são gerais e não atingiram somente as marcas de luxo. A gigante do sportswear Puma teve queda de 30,7% nas vendas.

    ****

    21/07

    Fendi confirma desfile presencial no calendário de Milão em setembro

    A marca romana, comandada por Silvia Fendi soltou comunicado onde confirma que fará um desfile presencial no dia 23 de setembro em Milão por acreditar na importância dos desfiles para a recuperação de toda a cadeia de moda, extremamente afetada pela pandemia do coronavírus. O desfile reunirá as coleções masculinas e femininas.

    ****

    20/07

    Stella McCartney corta próprio salário, reduz staff e estratégia comercial

    Segundo o WWD, que teve acesso a um memorando escrito pelo CEO Gabriele Maggio, a empresa planeja demitir alguns funcionários; está pedindo a outras pessoas que reduzam seus salários por um período prolongado com o objetivo de reduzir custos gerais.

    A empresa também planeja reavaliar o estoque das lojas Stella McCartney e pode transformar algumas lojas em franquias ou estabelecer novas parcerias de atacado.

    A própria Stella McCartney, que vendeu uma participação minoritária na empresa para a LVMH no ano passado e que assessora seu fundador, Bernard Arnault, em sustentabilidade, deixou de receber completamente seu salário durante a pandemia.

    ****

    08/07

    Tecido capaz de eliminar o novo coronavírus em dois minutos chega ao mercado

    Tecnologia foi feita por pesquisadores da UFSCar, em São Carlos (SP), e já está sendo utilizada por 5 empresas no interior paulista. Material pode ser usado na confecção de qualquer roupa, diz reportagem do site G1.

    Ao fim do estudo, os pesquisadores concluíram que nas amostras em que os tecidos com nanopartículas foram colocados 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células foram inativadas após dois a cinco minutos de contato.

    O custo de produção do tecido especial para um normal é apenas 5% maior.

    ****

    08/07

    Multimarcas Totokaelo anuncia que fechará loja e operação online

    A multimarca, queridinha dos apaixonados por moda, com 2 lojas, uma em Seattle e outra em Nova York, que vende Yohji Yamamoto, Raf Simons e a brasileira Beira é a  primeira vítima significativa no setor de varejo de moda multimarcas desde o início da pandemia. A loja, que já vinha passando por dificuldades financeiras e administrativas antes da pandemia devido principalmente ao alto custo de aluguel e operação de sua loja no Soho, também encerrará as operações online. A Need Suply, loja do mesmo grupo também terá operações encerradas.

    ****

    08/07

    Gucci anuncia apresentação digital de 12 horas para revelar nova coleção

    Após anunciar que diminuirá o ritmo de desfiles para apenas 2 momentos no ano, a Gucci junto com seu diretor criativo Alessandro Michele divulgou que apresentação da coleção entítulada Epilogue ocorrerá por live streaming na sexta feira, 17 de julho, último dia da Milan Digital Fashion Week, através de várias plataformas pelo mundo. O momento narrativo principal será apresentado às 8 horas (de Brasília) e fará parte da live de 12 horas que se iniciará às 3 horas da manhã do Brasil.

    A apresentação, com casting composto pelo time de design da marca, promete ser um capítulo conclusivo do último desfile “An Unrepeatable Ritual”, que celebrava a mágica da moda, ao revelar o que está por trás das cortinas do ritual de um desfile.

    ****

    02/07/2020

    Mugler diminui ritmo das coleções e migra para o See Now Buy Now

    A marca francesa, comandada por Casey Cadwallader que tem cada vez mais chamado a atenção da mídia por seu trabalho de modelagem e pela renovação do repertório sexy da Mugler, acaba de anunciar que vai passar a lançar duas coleções ao ano no lugar de quatro e que os desfiles, a partir de setembro serão no esquema See Now Buy Now. Segundo o anúncio da marca, a mudança faz parte de uma estratégia de redução do impacto ambiental e combate ao burnout criativo.

    ****

    01/07

    NYFW na contramão anuncia evento apenas digital para setembro, sem Marc Jacobs e Michael Kors.

    Ao contrário das semanas de moda de Milão e Paris que confirmaram desfiles presenciais para o segundo semestre, a organização da NYFW confirmou que reduzirá os dias do evento para somente 3 dias e os desfiles serão totalmente digitais na temporada de verão 2021 em setembro. Michael Kors e Marc Jacobs já anunciaram que não participarão do calendário.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024