30.06.2020 / Moda / por

Boletim Julho: os impactos da pandemia na moda, atualizadas diariamente

miley cirus no desfile de inverno 2020 de marc jacobs na NYFW
miley cirus no desfile de inverno 2020 de marc jacobs na NYFW

O futuro do calendário da moda ainda é incerto em todo o mundo. Cada novo dia oferece novos desafios para os estilistas, marcas e empresas superarem em meio a uma pandemia e crise sanitária, uma depressão econômica e um movimento global de justiça social. Planejar a próxima coleção ou desfile não é mais tão simples como antes mas pequenos passos estão sendo dados. Depois de meses em quarentena, lojas e shoppings pelo mundo reabriram (mesmo que em alguns países, Brasil incluso, os números de contaminações não parem de crescer e novas ameaças de lockdown existam), fábricas e ateliês voltaram a funcionar na França e na Itália com o desejo de repensar tudo, desfiles incluso.

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08/07

Tecido capaz de eliminar o novo coronavírus em dois minutos chega ao mercado

Tecnologia foi feita por pesquisadores da UFSCar, em São Carlos (SP), e já está sendo utilizada por 5 empresas no interior paulista. Material pode ser usado na confecção de qualquer roupa, diz reportagem do site G1.

Ao fim do estudo, os pesquisadores concluíram que nas amostras em que os tecidos com nanopartículas foram colocados 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células foram inativadas após dois a cinco minutos de contato.

O custo de produção do tecido especial para um normal é apenas 5% maior.

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08/07

Multimarcas Totokaelo anuncia que fechará loja e operação online

A multimarca, queridinha dos apaixonados por moda, com 2 lojas, uma em Seattle e outra em Nova York, que vende Yohji Yamamoto, Raf Simons e a brasileira Beira é a  primeira vítima significativa no setor de varejo de moda multimarcas desde o início da pandemia. A loja, que já vinha passando por dificuldades financeiras e administrativas antes da pandemia devido principalmente ao alto custo de aluguel e operação de sua loja no Soho, também encerrará as operações online. A Need Suply, loja do mesmo grupo também terá operações encerradas.

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08/07

Gucci anuncia apresentação digital de 12 horas para revelar nova coleção

Após anunciar que diminuirá o ritmo de desfiles para apenas 2 momentos no ano, a Gucci junto com seu diretor criativo Alessandro Michele divulgou que apresentação da coleção entítulada Epilogue ocorrerá por live streaming na sexta feira, 17 de julho, último dia da Milan Digital Fashion Week, através de várias plataformas pelo mundo. O momento narrativo principal será apresentado às 8 horas (de Brasília) e fará parte da live de 12 horas que se iniciará às 3 horas da manhã do Brasil.

A apresentação, com casting composto pelo time de design da marca, promete ser um capítulo conclusivo do último desfile “An Unrepeatable Ritual”, que celebrava a mágica da moda, ao revelar o que está por trás das cortinas do ritual de um desfile.

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02/07/2020

Mugler diminui ritmo das coleções e migra para o See Now Buy Now

A marca francesa, comandada por Casey Cadwallader que tem cada vez mais chamado a atenção da mídia por seu trabalho de modelagem e pela renovação do repertório sexy da Mugler, acaba de anunciar que vai passar a lançar duas coleções ao ano no lugar de quatro e que os desfiles, a partir de setembro serão no esquema See Now Buy Now. Segundo o anúncio da marca, a mudança faz parte de uma estratégia de redução do impacto ambiental e combate ao burnout criativo.

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01/07

NYFW na contramão anuncia evento apenas digital para setembro, sem Marc Jacobs e Michael Kors.

Ao contrário das semanas de moda de Milão e Paris que confirmaram desfiles presenciais para o segundo semestre, a organização da NYFW confirmou que reduzirá os dias do evento para somente 3 dias e os desfiles serão totalmente digitais na temporada de verão 2021 em setembro. Michael Kors e Marc Jacobs já anunciaram que não participarão do calendário.


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