Calendário Pirelli troca modelos nuas por Yoko Ono e Patti Smith

Yoko Ono em making of do Calendário Pirelli 2016, que será divulgado no dia 30 de novembro
Yoko Ono em making of do Calendário Pirelli 2016, que será divulgado no dia 30 de novembro

O calendário mais conhecido do mundo estará muito bem vestido em 2016. A Pirelli anunciou no twitter (@Pirelli), na última terça (23), que substituirá as supermodelos nuas e seminuas das edições dos últimos 43 anos por personalidades femininas relevantes em diversas áreas de atuação. Todas vestidas, fotografadas por Annie Leibovitz. “Comecei a pensar nos papéis que as mulheres desempenham, mulheres que alcançaram algo. Quis fazer uma série de retratos clássicos. Minha ideia é que elas pareçam fortes mas naturais, então optei por um exercício muito simples de foto em estúdio”, disse Leibovitz, num anúncio para a imprensa, revelando outra mudança de estilo da publicação, geralmente fotografada ao ar livre, em lugares exóticos do mundo. “Esse calendário é completamente diferente. A ideia é não ter qualquer simulação e ter imagens muito honestas, diretas.”

O novo approach do calendário é muito significativo, ao trocar o olhar sexual sobre as mulheres pela valorização de qualidades profissionais, intelectuais e de contribuições para a sociedade. A fotógrafa, que já clicou um calendário com a antiga proposta, em 2000, tem intimidade com algumas de suas retratadas, como a cantora Patti Smith, de quem é amiga e clica desde os anos 70. A escolha das “modelos” diz muito sobre a nova fase. Estarão na folhinha (ou folhona, já que o formato é grande) de cada mês do ano a tenista Serena Williams, a cantora Patti Smith, a compositora Yoko Ono, a escritora Fran Lebowitz, a comediante Amy Shumer, a escritora e ex-blogueira adolescente Tavi Gevinson, a diretora de cinema e atriz Ava DuVernay, a modelo russa Natalia Vodianova, a filantropa Agnes Gund, a produtora Kathleen Kennedy, a executiva Mellody Hobson, a artista visual Shirin Neshat e a atriz  Yao Chen.

O calendário só será divulgado no dia 30 de novembro. Enquanto isso, veja imagens do making of na galeria de fotos.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×