Parece que o reinado das celebridades na moda está mesmo chegando ao fim. Pelo menos nesta temporada.
Algumas das principais marcas de luxo já não enxergam como vantajosa a participação de artistas em suas campanhas. Louis Vuitton, Prada, Yves Saint Laurent, Lanvin, Valentino, Miu Miu, Versace, Bottega Veneta, Christian Dior, são apenas algumas das grifes que trocaram as celebridades por modelos profissionais.
Até mesmo a Balenciaga, que cultiva toda uma relação especial com celebridades _como Charlotte Gainsbourg e Jennifer Connelly_, dessa vez escolheu um time de 10 modelos para estampar seus anúncios.
Se não fosse pela Dolce & Gabbana com Madonna para sua linha de eyewear e a Pringle of Scotland repetindo a dose com Tilda Swinton, as campanhas para o inverno 2010 seriam totalmente isentas de celebridades.
Campanha da Prada inverno 2010 com Angela Lindvall e Miranda Kerr por Steve Meisel ©Reprodução
Um dos motivos mais óbvios para esse movimento seria o custo. Em tempos de vendas retraídas e incertezas econômicas não vale muito a pena investir num cachê hollywoodiano que costuma ser o triplo _ou quádruplo!_ daquele cobrado pelas modelos.
Outro problema com as celebridades é que elas raramente vêm sozinhas. São figuras associadas aos personagens de algum filme ou série de TV. Ou seja, possuem uma notoriedade tão grande que podem acabar ofuscando o produto.
Campanha Bottega Veneta inverno 2010 ©Reprodução
Modelos profissionais tendem a favorecer melhor o produto, conseguem dar vida às roupas e comunicar melhor a mensagem que se quer passar através delas, reforçando a identidade da marca. Em outras palavras, uma campanha com modelos fala mais da imagem, atitude e do conceito da marca.
Campanha Versace inverno 2010 com Iselin Steiro Anna Selezneva por Mario Testino © Reprodução