Há 35 anos, a Nike lançou um modelo de tênis para basquete que, com o perdão do trocadilho, virou o jogo. O Air Force 1, batizado com o nome do avião do presidente americano, foi o primeiro tênis de basquete a apresentar a tecnologia Nike Air. Embora tenha nascido nas quadras dos anos 1980, o modelo AF1 não demorou a tomar as ruas, assim como o Dunk, e neste mês a NikeLab lança três releituras desses modelos icônicos que, de acordo com a marca, representam o futuro do street style. Serão vendidos no Brasil na Cartel 011.
Apesar de ser fã do AF1, Riccardo Tisci assina o design do Dunk Lux Chukka – “um tênis com estética adotada pelos skatistas e vibe californiana” e com um Swoosh gigante, vale dizer. Já o Air Force 1 Downtown x Acronym ganha um cano mais alto, permitindo que a barra da calça seja presa dentro do tênis, e teve a colaboração de Errolson Hugh. Por fim, o Air Force 1 Tech Craft, collab com a Rochambeau, ostenta um novo cabedal sem perder o aspecto clássico do modelo.
Em comemoração ao lançamento, Cartel 011 e NikeLab se uniram para apresentar os sneakers em editoriais exclusivos com a participação de três duplas e marcas: Magá Moura e Rico Dalasan vestindo LAB e calçando o modelo Dunk; Guilherme Wentz e Davi Sabbag em look Lui Iarocheski e Air Force 1 Downtown x Acronym nos pés; e Ellen Milgrau e Leonardo Stroka representam o modelo Air Force 1 Tech Craft, vestindo Astro Runners. As fotos, que celebram antigas campanhas da Nike, são inspiradas no universo do basquete e assinadas por Tavinho Costa, com direção criativa de André Frenesi e Cristian Resende.
Hoje, a partir das 17h30, a Cartel 011 ainda recebe um evento especial para apresentar o Air Force 1 Tech Craft e uma instalação do designer Guilherme Wentz, além de sediar um bate-papo sobre moda, cultura e sneakers.
Os modelos Air Force 1 Downtown x Acronym, Air Force 1 Tech Craft e Dunk Lux Chukka x RT estarão à venda, respectivamente, a partir dos dias 9, 16 e 23 de fevereiro em NikeLab.com e Cartel 011.