Looks do desfile de Walério Araújo, que encerrou o último dia da Casa de Criadores Inverno 2014 ©Yuri Pinheiro
A 34ª edição da Casa de Criadores, temporada Inverno 2014, terminou nesta quarta-feira (16.10) no Memorial da América Latina, em São Paulo. A última noite contou com os desfiles de Karin Feller, Juss, Fernando Cozendey e, claro, o sempre aguardado Walério Araújo.
Antecederam-lhes os seis desfiles dos finalistas do concurso BtoBe (Brazilians to Be), projeto que substituiu o Ponto Zero, criado em parceria com o Texbrasil. Entre eles, destaque para a Brado, que apresentou uma coleção inspirada no movimento urbano com malhas assimétricas em tons de cinza, e para Thiago Bernardo, que reproduziu as suas inspirações arquitetônicas em couros pretos, brancos e vermelhos com transparências e cortes desconstruídos. Karin Feller olhou para o universo do colecionismo e Walério Araújo nos contou sobre os seus próximos destinos de viagem.
Karin Feller
Looks da coleção de Inverno 2014 de Karin Feller ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Com uma coleção super usável, Karin se inspirou no esporte do colecionismo. “Todas as estampas são uma repetição de um elemento que forma uma textura”, conta ao FFW. Karin tem as suas preferidas, que mostra com força na coleção: gatos e borboletas. “Gatos são os bichos da vez. E quem tem um gato, tem sempre mais do que um, falo por experiência própria”, acrescenta rindo. Por cima de vestidos soltos, a designer coloca peças de tricô cinza e calçados poderosos. Nos tecidos, ela recorre a tapeçarias nos casacos e materiais reciclados para criação de peças confortáveis e muito desejáveis.
Juss
Looks da coleção de Inverno 2014 da Juss ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Em seu oitavo ano na Casa de Criadores, Juliana Souza mostrou a coleção Troca de Pele. “Do bicho e do ser humano”, conta ao FFW no backstage do evento. Para isso, a estilista revisitou estampas suas antigas e ainda usou padrões com um desenho de um esqueleto humano e, claro, muito animal print. “E da minha própria pele; estou há oito anos no evento e acho que é hora de trocar de pele. Eu já troquei uma vez, era publicitária e agora sou designer”, acrescenta. Em termos de materiais, Juss usa uma tapeçaria que parece bicho, camisetas bordadas à mão e tecidos que podem ser usados frente e verso.
Fernando Cozendey
Looks da coleção de Inverno 2014 de Fernando Cozendey ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
A luz acende e na sala de desfile ouvimos a música da Pantera Cor-de-Rosa. E eis que a própria pantera sai dançando da boca de cena, com um look pink, justo, com recortes estratégicos e muito sensuais. Seguiram-se personagens como a mulher-gato, a Cruela de “101 Dálmatas”, leões com franjas que representavam a sua juba, e pumas, todos com chapéus com orelhinhas. Confeccionada exclusivamente com tecido elástico, a coleção, intitulada “Miau!”, arrancou até miadas da plateia, que se divertiu com o clima inusitado da apresentação.
Walério Araújo
Looks da coleção de Inverno 2014 de Walério Araújo ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
Em vez de nos mostrar uma coleção inspirada em uma viagem que fez e o inspirou, Walério conta-nos sobre a viagem que ainda quer fazer. O desfile abre com as referências ao continente africano, com tecidos cor terra e estampas de bicho. Segue depois para a Grécia, momento em que usa bordados em forma de uvas e estamparia digital com imagens referentes à Grécia antiga. Sua viagem dos sonhos termina na Índia, com materiais dourados e coloridos.
+ Veja como foi a primeira e a segunda noite da 34ª edição da Casa de Criadores