Casa de Criadores lança Instituto para repensar ensino de moda no Brasil

Iniciativa do fundador da CdC com time de conselheiros, se propõe a ampliar acesso à pesquisa e transformar práticas elitistas do setor

Rober Dognani, Casa de Criadores | Divulgação
Rober Dognani, Casa de Criadores | Divulgação

A Casa de Criadores, conhecida por sua semana de moda e por revelar novos talentos da moda autoral nacional, lança agora um Instituto. A iniciativa visa construir novas bases para o ensino de moda no Brasil a partir de demandas sociais diversas. Além de pensar na questão do acesso em termos de gratuidade e de seleção, o Instituto assume uma postura crítica em relação aos fundamentos elitistas da pesquisa e da produção de moda e reflete sobre as práticas predatórias do sistema de moda. 

O projeto busca democratizar o acesso ao estudo e à pesquisa cultural, tendo como guia a demanda social para que a voz de grupos oprimidos e marginalizados seja ouvida e possa pautar novas manifestações na moda e no design. O Instituto é inciativa do fundador e curador da Casa de Criadores, André Hidalgo, um Conselho formado pela ativista e pesquisadora Neon Cunha, Dudu Bertholini, André Carvalhal e pelo artista plástico e performer Dudx, diretor criativo do evento. 

A Casa de Criadores foi pioneira nas discussões difíceis da moda brasileira. Conforme as tensões e as contradições surgiam, novos espaços de discussão e prática foram sendo criados. A proposta do instituto é mais um passo dessa história em construção”, afirmar André Hidalgo.

Para começar, o Instituto Casa de Criadores lança um módulo de pesquisa e criação com o tema: “Que moda, para qual mundo?”,  que será oferecido gratuitamente a um grupo de 300 pessoas e também para os estilistes da Casa de Criadores. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o módulo. 


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