FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Chefe de design da IKEA comenta exposição da marca na moda
    Chefe de design da IKEA comenta exposição da marca na moda
    POR Redação

    Algumas mentes criativas parecem transformar tudo aquilo que fazem em ouro: foi assim quando Demna Gvasalia “pegou emprestado” o desenho da tradicionalíssima sacola de fibra da sueca IKEA na sua coleção para a Balenciaga. Pronto: as vendas dispararam, a loja de artigos para casa voltou aos holofotes e pegou carona na superexposição que ganhou. Fez uma campanha enaltecendo o seu produto como o original e mil vezes mais barato – ela custa menos de um dólar enquanto a versão da Balenciaga sai por US$ 2 mil.

    Assim como na música, a técnica de sampling é bem difundida na moda. Acompanhando as referências da Ikea que tem aparecido das passarelas ao streetstyle, Marcus Engman, o chefe de design da rede, revelou em entrevista à revista Vogue suas impressões sobre a recente escalada à fama da marca.

    Ao contrário do que se imaginou, Marcus adotou uma posição um tanto branda quanto às inspirações, por vezes literais, que a turma da moda tem pego da IKEA desde então. Com o hype, hoje existem até perfis no instragram – como o @ikeaclothes – que ensinam a incorporar o famoso logo nas produções do dia-a-dia.

    As bolsas da Balenciaga e da Ikea

    As bolsas da Balenciaga e da Ikea

    Para algumas marcas, principalmente na moda, isso significaria anos a fio de processos judiciais, medida que não parece preocupar Engman. Pelo contrário, ele apenas observa se a identidade da marca está sendo usada de maneira correta: “Somos sempre muito democráticos com nossos designs e queremos que atinjam quanto mais pessoas possível”, afirma.

    Agora, a IKEA aproveita o hype em torno de si para continuar a lançar coleções especiais assinadas em parceria com estilistas. Já foi o caso de Katie Eary, Walter Van Beirendonck e Virgil Abloh. Sobre as parcerias futuras, desconversa: “Você deveria esperar o inesperado sobre a IKEA no futuro”.

    Confira na galeria algumas imagens de looks inspirados na marca sueca:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!