FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Chora! Dries Van Noten, Rick Owens e Ann Demeulemeester passam a vender no Brasil
    Chora! Dries Van Noten, Rick Owens e Ann Demeulemeester passam a vender no Brasil
    POR Camila Yahn

    Gilda Midani e Carol Overmeer, que trazem as marcas Dries Van Noten, Rick Owens e Ann Demeulemeester ao Brasil ©FFW

    Quem ronda pelas ruas de São Paulo em busca de uma roupa especial, porém usável, agora tem um lugar para chamar de seu. É o segundo andar da charmosa loja de Gilda Midani, nos Jardins. Lá, em um espaço acolhedor, despojado e perfumado, as araras são recheadas de peças de Rick Owens, Ann Demeulemeester e Dries Van Noten. Enquanto as outras multimarcas nacionais evitam comprar essas grifes por serem conceituais demais para um país quente e ainda jovem em informação de moda, Gilda e sua sócia Carolina Overmeer dividem a paixão por essa estética e juntaram forças para colocar o sonho em ação.

    O FFW esteve lá para uma visita especial, conheceu a história do projeto G & Co. e, melhor ainda, viu as peças na mão. Muitas fashionistas, entre elas Costanza Pascolato, já tinham passado para fazer suas compras. Uma celebridade vai se casar com um look total de Dries Van Noten.

    Gilda conta: “Eu já tinha essa vontade há muito tempo. Uma vez estava com o Arnaldo Antunes na Antuérpia e fui conversar com as marcas. Queria ter um pequeno templo onde pessoas que gostem desse tipo de moda pudessem se encontrar. Estava só esperando a hora certa de acontecer”.

    Quando Carol entrou em cena, foram para a Europa conversar com as três marcas. “É muito interessante observar o cuidado que eles têm, de querer saber exatamente onde estão. Havia entre eles três uma convicção de que um só viria se os outros dois entrassem na história também”, revela. Por coincidência, o staff de Rick Owens já tinha uma viagem agendada para conhecer a América do Sul e entender melhor essa praça. E o melhor jeito de entender é entrando no país por meio de pessoas experientes e com conhecimento de mercado.

    Peças com veludo bordado do desfile de Verão 2014 de Ann Demeulemeester que estão à venda na G&Co. ©Imaxtree

    Moletom com peplum dourado, calça off white e top bordado: peças de Dries que estão à venda na loja ©Imaxtree

    As peças que estão à venda agora são da coleção de Verão 2014. As escolhas são tão enxutas e certeiras como icônicas: há apenas três de cada modelo, o que as torna ainda mais especiais. Esta é a última coleção desenhada pela fundadora Ann Demeulemeester (+saiba mais aqui); a de Dries é a mesma que está exposta na mostra do Les Arts Décoratifs, em Paris, e já vendeu 20% no primeiro dia de abertura, só no boca a boca entre amigas. E a de Rick Owens traz um trabalho maravilhoso no couro e é a mais atemporal entre as três, além de ter duas peças na cor marinho, a primeira vez que o estilista trabalha com esse tom. “Agora vamos observar as vendas e entender como as coisas andam, especialmente como elas se adequam ao corpo das brasileiras”, diz Gilda.

    Difícil foi fazer a seleção das peças para trazer ao Brasil. “As coleções são fascinantes. Você chega ao showroom do Dries e tem duas mil peças, é inacreditável! Então você tem opções para montar a loja que quiser!” Muitas delas são de passarela, produzidas também para venda em loja.

    Os preços são variados e há uma tentativa para manter o valor final o mais próximo possível do que é cobrado nos Estados Unidos. “Conseguimos, com muito esforço, vender com um pouco mais de 10% em cima”, conta Gilda. “Comparando com as outras multimarcas nacionais, nosso markup está bem mais baixo”, completa Carolina. Aqui ainda é possível parcelar em cinco vezes, um benefício que não há fora do Brasil.

    Vimos um moletom de Dries Van Noten por cerca de R$ 1.700 e uma jaqueta de couro especial do Rick Owens por cerca de R$ 9 mil, por exemplo.
    O que conta a favor dessa seleção feita por Gilda e Carol é que ela é atemporal. As peças podem ser usadas para sempre e ainda assim passam longe do convencional. É a mágica da transformação de clássicos com um trabalho forte de identidade.

    Ann e Dries são designers belgas da mesma geração e integraram o movimento The Antwerp Six, que fazia referência a um grupo de vanguarda que se formou na famosa Royal Academy of Fine Arts, da Antuérpia, no início dos anos 1980. Com uma estética única, radical e totalmente oposta à exuberância da década de 1980, eles logo ganharam um lugar na moda. Ainda faziam parte do grupo os estilistas Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Marina Yee.

    Rick Owens é um pouco mais jovem e nasceu na Califórnia, mas seu trabalho pouco tem a ver com a imagem ensolarada a qual nos acostumamos. Ele também é dono de um estilo minimalista e seus desfiles estão entre os mais impactantes da semana de moda de Paris, onde também desfilam Dries Van Noten e Ann Demeulemeester.

    No futuro, esperamos que próximo, Haider Ackerman deve se juntar ao novo templo de moda de São Paulo.

    G & Co.
    Rua Oscar Freire, 236, São Paulo (a loja entrega para clientes fora da capital)

    + Veja as coleções completas de Verão 2014 de Dries Van Noten, Rick Owens e Ann Demeulemeester

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW