A japonesa Kiko e a francesa Loulou na nova campanha da Diesel criada por Nicola Formichetti ©Reprodução
Reboot. Ligar de novo, recomeçar. Esse é o tema da nova campanha da Diesel, que agora está sob direção criativa de Nicola Formichetti, ex-Mugler e super stylist e antigo cérebro por trás dos looks de Lady Gaga. Leia aqui a entrevista com Nicola publicada na revista “ffwMag!”
Nicola é uma pessoa totalmente conectada ao digital e faz questão de deixar isso bem claro, como uma marca registrada, em todos os projetos em que está envolvido. Sua entrada na Diesel, anunciada em abril, tem que fazer barulho e Nicola tem a receita para isso: ele tira as coisas de seu lugar comum, impõe uma desordem, ou melhor, uma nova ordem.
Segundo contou ao “WWD”, a campanha também poderia facilmente chamar “power to the people”, tema que está em total sintonia com os tempos atuais, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na Turquia, e com a crescente influência dos jovens na sociedade.
São pessoas “comuns” que estrelam os anúncios. As 20 pessoas escolhidas foram descobertas em uma busca pelo Tumblr e no boca-a-boca. Todas vivem em Nova York e trabalham em áreas criativas. Daí surgiram a estudante Helen Primack, 15 anos, e Benjamin Ackermann, 23, fotógrafo, músico e artista de colagem. Há alguns rostos mais conhecidos no meio, como a linda modelo francesa Loulou Robert, a ex-modelo e agora atriz Omahyra Mota (quem lembra? Ela foi símbolo da androginia quando surgiu no final dos 90, início dos 2000) e Casey Legler, a nadadora francesa que, após largar o esporte, foi contratada pela Ford Models, só que na divisão masculina da agência.
Rosemarie e Casey Leger: androginia e personalidade são as ferramentas da campanha da Diesel ©Reprodução
Juntos, formam um grupo nada homogêneo em que cada um conta e faz a diferença para mostrar as peças da Diesel em uma diversidade de corpos e biótipos. “Queria encontrar pessoas que refletissem a diversidade da comunidade criativa hoje e não apenas um modelo típico. Quero que a campanha mostre pessoas que são lindas do seu próprio jeito”, diz Formichetti.
Essa maneira de fazer casting é muito característica de Nicola, que, nos seus tempos de stylist, costumava ir para as ruas de Londres para encontrar tipos interessantes para um desfile masculino de Alexander McQueen.
Além das ruas, o Facebook também é um campo muito presente no trabalho de Formichetti. Quando assumiu a direção criativa da Mugler, ele precisava fazer a marca reviver e achar seu espaço no mercado de luxo. Nicolas surge então com Rick Genest, o Zombie Boy, para representar a linha masculina. Descoberto via Facebook e inteiro tatuado de esqueleto, Rick é a tradução do choque, do inesperado e do novo, nada do que a gente espera ver em uma marca de luxo. Reveja aqui o ensaio que fizemos com Zombie na praia de Copacabana
Os novos anúncios da Diesel estrearam na edição de setembro da “Vogue” americana, que já está à venda com 902 páginas. Quem assina as fotos é a dupla Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, que são mesmo a melhor escolha para o trabalho por sua capacidade de captar a essência das pessoas e deixar transparecer quem elas realmente são. “Esse trabalho é menos sobre moda e mais sobre compreender a alma dessas pessoas”, .
Naturalmente, uma ação muito maior também acontece na internet, por meio do Tumblr #DieselReboot, em que a marca faz um chamado para a criação de uma nova comunidade criativa. Como é possível ver, o projeto parece estar dando certo, já que há muitas postagens de jovens de diversas partes do mundo. Como sempre foi uma marca com uma comunicação original, irônica e divertida, angariar fieis não deve estar sendo difícil, especialmente quando jovens artistas anônimos têm a chance de exibirem seus trabalhos e olhares. Certamente, está renovando o sangue da Diesel. As primeiras imagens da DieselReboot foram lançadas em junho deste ano.
Em outubro, a marca lança uma coleção cápsula criada pelo diretor criativo, que promete uma apresentação totalmente diferente, “digital e física ao mesmo tempo”. Já a estreia nas passarelas acontece em março, com um desfile que mostrará as linhas feminina, masculina e de acessórios.