Cá está ela novamente, a feira de moda masculina mais importante do mundo, que atrai compradores de mais de 100 países, imprensa internacional, blogueiros e influencers e, claro, estilistas e figuras importantes da indústria à Florença. A 92ª edição da Pitti Uomo começa hoje sob o tema Boom, Pitti Blooms, ocupando mais uma vez 60.000 metros quadrados da Fortezza da Basso e outras áreas da cidade até 16.06, fazendo curadoria de moda masculina – de looks urbanos experimentais a coleções unissex de designers do mundo todo e marcas de luxo emergentes, focando ainda em marcas de streetwear. “Texturas vibrantes vão florescer e invadir a Fortezza, iluminando com cores novas áreas de descanso e pontos de observação. Estampas em movimento reverberam em sorteios especiais, objetos e roupas criados para esta edição”, explica Agostino Poletto, gestor geral da Pitti Imagine.”O tema serve também como metáfora para as nossas feiras, representando o quão férteis elas são para novas, e muitas vezes incomuns, expressões criativas”.
Além de ser o maior palco para o street style masculino, atraindo fotógrafos como Scott Schuman e Tommy Ton, a feira realmente continua a, bem… florescer. Nesta edição, ela conta com mais de 110 eventos e 1.231 marcas expositoras apresentando o Verão 18 (44% vem de fora da Itália) para em torno de 20.000 compradores (40% estrangeiros). Entre os destaques, a Tommy Hilfiger torna-se parte da feira pela segunda vez consecutiva, debutando a coleção Hilfiger Edition; a linha contemporânea PS by Paul Smith, também retorna à Pitti Uomo, apresentando sua nova coleção no Padiglione delle Ghiaia; a marca suíça Bally mostra ainda uma nova coleção de tênis, em instalação na praça central da feira; e a marca libanesa Waste Studio, que desenvolve acessórios com material de banners publicitários descartados, faz sua estreia.
CONVIDADOS DE PESO
A exemplo das edições mais recentes, a organização investiu em trazer para Florença desfiles de nomes proeminentes no circuito internacional como convidados especiais na programação. J.W. Anderson pula a LFWM para desfilar sua coleção masculina na Pitti Uomo, em 14.06, e Virgil Abloh apresenta o Verão 18 masculino da Off-White juntamente com algumas peças da pré-coleção feminina em 15.06. Além disso, dois eventos especiais se destacam: Christian Louboutin leva para solo florentino um novo projeto ainda não divulgado e hoje (13.06) acontece também o primeiro desfile da linha Hugo, da Hugo Boss, combinando as coleções feminina e masculina de Verão 18 (assista ao vivo no FFW).
Um novo projeto foca ainda em evidenciar novos talentos de dois países selecionados pelos curadores: oito novos estilistas australianos apresentam suas coleções assim como seis novas marcas japonesas, contando ainda com um desfile especial do jovem designer Yoshio Kubo, em 15.06. Outras novidades: a volta do showcase Make, dedicado especialmente a marcas que focam no caráter artesanal de suas peças e Futuro Maschile, um novo espaço dedicado a “coleções super seletas com uma alma sportswear experimental”. A seção de cosméticos e fragrâncias Hi Beauty, que estreou na Pitti Uomo 91, segue nesta edição.
Para mais informações e programação completa, clique aqui.