Com Items: Is Fashion Modern?, MoMA de NY apresenta sua primeira exposição de moda em 73 anos

Little Black Dress by Thierry Mugler, datando de 1981, estará na nova mostra de moda do MoMA, que começa em outubro ©Reprodução
Little Black Dress by Thierry Mugler, datando de 1981, estará na nova mostra de moda do MoMA, que começa em outubro ©Reprodução

O Museu de Arte Moderna de Nova York presenteia os fashionistas da cidade com uma mostra para lá de inesperada. Com fama de relutante quando o assunto é dar espaço a exposições de moda, o museu abre em outubro a segunda mostra em toda sua história a incorporar tal temática.

Curiosamente, esta será uma espécie de extensão de Are Clothes Modern?, a primeira que fizeram sobre o tema, em 1944. Nomeada Items: Is Fashion Modern?, a nova expo aborda o passado, o presente e, possivelmente, o futuro da moda ao observar o impacto de determinadas peças do vestuário que tornaram-se indispensáveis durante os séculos 20 e 21. A jaqueta de couro, a camisa Breton, o jeans 501 da Levi’s, o curinga little black dress. São 111 tipos de peças que serão agrupados sete categorias, entre elas: mudanças no corpo, ideias de rebelião, emancipação e modéstia, poder e novas tecnologias.

Com abertura marcada para 01.10, a expo tem curadoria de Paola Antonelli, chefe do departamento de arquitetura e design do museu. “A moda é uma forma criativa de expressão pessoal e uma inquestionável forma de design, com suas negociações entre forma e função, meios e fins, tecnologias automatizadas, universalidade e autoexpressão”, afirma ela. O que destaca a exposição é justamente o foco dela. Em vez de focar em estilistas ou na evolução da moda per se, os curadores estão, de fato, dirigido pelos objetos e por essas relações mencionadas por Antonelli entre moda, funcionalidade, cultura, estética, política, trabalho, identidade e economia.

Ainda que eles não sejam o foco, é claro que podemos contar com nomes importantes da moda representados nesses itens. Chanel, Hermés, Yves Saint Laurent, Vivienne Westwood, Helmut Lang, Givenchy, Martin Margiela e mais um monte de designers e marcas de moda estarão representados nos 350 itens expostos. A mostra vai contar ainda com a colaboração de alguns estilistas, engenheiros e confecções que foram convidados a interagir ou reagir a essas peças.

Confira na galeria uma prévia do que estará em exposição até o final de janeiro de 2018.

Items: Is Fashion Modern? fica em cartaz no Museum Of Modern Art, em Nova York, entre 01 de outubro de 2017 e 28 de janeiro de 2018. O valor da entrada é U$25 para adultos e U$14 estudantes em tempo integral.

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×