FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Confira os principais destaques da 49ª Edição da Casa de Criadores

    David Lee, Dendezeiro, Rober Dognani, Jal Vieira, NotEqual entre outros mostraram suas novas coleções e projetos durante o evento phygital

    Confira os principais destaques da 49ª Edição da Casa de Criadores

    David Lee, Dendezeiro, Rober Dognani, Jal Vieira, NotEqual entre outros mostraram suas novas coleções e projetos durante o evento phygital

    POR Redação

    YEBO

    A Yebo é uma marca de streetwear que nasceu em agosto de 2020 com o foco de trazer o protagonismo feminino para a cena. Conduzida por mãe e filha Eliane e Domenica Dias, a marca fez sua estreia nas passarelas na Casa de Criadores. A marca, que tem a pauta racial como central em seu trabalho apresentou uma seleção de peças em branco e off-white, desfiladas apenas em modelos pretes, com o tema ‘Pelo Direito de Brilhar’. 

    STUDIO ELLIAS KALEB

    O Studio Ellias Kaleb, comandado pelo designer de mesmo nome, trouxe peças com forte trabalho têxtil e técnicas artesanais. Longos babados, plissados, franzidos, recortes e volumes adornavam os vestidos e criações que são ao mesmo tempo, sensuais, cobrindo estrategicamente apenas algumas partes do corpo e também causam certo estranhamento – de alguma forma positiva – pelos seus volumes e styling carregado, que incluam máscaras em alguns dos looks apresentados.

    ROBER DOGNANI

    Veterano e recordista de apresentações pela Casa de Criadores, Rober Dognani foi uma das poucas marcas a apresentar um desfile presencial nesta edição, em uma coleção inspirada nos anos 20 e no fetichismo. Diversos estudiosos apontaram que o mundo pós-vacina poderia experimentar uma onda de hedonismo, sexo e festas, bem como nos anos 1920, linha que parece guiar o trabalho do estilista nessa edição, que traz silhuetas mais justas ao corpo, contrastadas com os volumes exagerados típicos de Rober Dognani. Foi uma grande festa.

    Nalimo

    A Nalimo, da estilista indígena Dayana Molina, apresentou a coleção Carta Para Nuestros Abuelos – em português, carta para nossos avós. Durante este ano, a estilista viajou pela América Latina, afim de conhecer e se conectar ainda mais com sua ancestralidade. Como resultado, essa coleção se inspira na memória de seus ancestrais aymaras, do Peru. Nas peças, predominam não as tendências de moda, mas as expressões indumentárias e culturais destes povos, em peças como aguayos, ponchos e franjas.

    Jal Vieira

    Dendezeiro

    Heaven, Dendezeiro

    Heaven, Dendezeiro

    Nesta Casa de Criadores, a Dendezeiro apresenta a segunda parte da coleção Heaven, que recebeu um preview mais cedo neste mês, no festival Afropunk Bahia, realizado em Salvador. Como o nome já diz, o Paraíso da DND é a Bahia, inspirada na região, mas não nas suas riquezas do território, mas nas pessoas e personalidades. Por isso, a Dendezeiro aproveita para destacar, nesta coleção, novos nomes safra de artistas musicais da cena baiana.

    NotEqual

    NotEqual | Divulgação

    NotEqual | Divulgação

    A nova coleção da NotEqual, de Fábio Costa, brinca com a palavra ‘Brucutú’, que diz de um sujeito bruto ou grosseiro e soa como Bruto Couture. Aqui, Bruto Couture remete à forma brutalista de construir os patches de retalhos da coleção, mas também sobre as silhuetas largas e que fogem do tradicional. O jovem cantor mineiro Kaike, de apenas 15 anos de idade é a estrela da coleção.

    Vivão

    Vivão Project | Divulgação

    Vivão Project | Divulgação

    A Vivão Project, do designer Alexandre Vivão apresenta mais uma coleção pela Casa de Criadores, com suas já tradicionais esculturas corporais e peças pintadas à mão. Nessa coleção, a marca busca se livrar de padrões antigos, bem como questionar a definição de beleza e experimentar com novas formas de fazer e comunicar moda.

    David Lee

    David Lee segue com seu forte trabalho em crochê, tricô e manipulação têxtil nessa edição. Para ele, as amarrações, tramas, botões e faixas traçam um paralelo do vestuário com o conceito de restrição e liberdade, rompimento e conexões. Nessa coleção, além das cores vivas de amarelo, rosa e roxo que estamos acostumados a ver do designer, David Lee traz também referências do militarismo e de alfaiataria.

    Felipe Capestrano


    Felipe Caprestrano cria verdadeiras esculturas corporais para a 49ª edição da Casa de Criadores, continuando seu estudo a cerca da construção e desconstrução e os ‘estados transitórios da forma’. Utilizando o corpo humano como eixo central, Felipe Capestrano cria roupas e silhuetas que ao mesmo tempo dialogam e contrastam com o corpo, com referências que vão de formas da natureza ao erotismo.

    Vicenta Perrotta

    Vicenta Perrotta segue seu trabalho de ressignificação e transmutação de resíduos têxteis nessa edição, como ela se refere às técnicas de upcycling empregadas em seu trabalho. Para esta coleção, a estilista colabora com outras artistas trans que trabalham com a questão do lixo, potencia e autonomia.

    A marca também apresenta o resultado da Residência Artística que aconteceu no CCSP (Centro Cultural São Paulo) intitulada de “Descobertas”, que reuniu 14 costureires trans que receberam capacitação e mentoria de Vicentta e Dudu Bertholini para aplicar as técnicas de ressignificação e transmutação de descartes têxteis e auxiliar na criação da coleção. 

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar