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    Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Gucci
    Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Gucci
    POR Augusto Mariotti
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    Alessandro Michele (de branco), no encerramento do desfile Inverno 2016 masculino, é o novo diretor criativo da Gucci ©Agência Fotosite

     

    A Gucci confirmou nesta quarta-feira (21.01) Alessandro Michele como novo diretor criativo da marca, posto que até o início de janeiro era ocupado por Frida Giannini. A primeira coleção inteiramente assinada por Michele será a de Outono/Inverno 2015/16, que será apresentada em Milão no dia 25 de fevereiro.

    “Depois de um processo de seleção, Alessandro Michele foi escolhido para assumir o papel de diretor criativo da Gucci, baseado na visão contemporânea que ele criou para a marca que agora ele vai tornar realidade”, disse ao WWD Marco Bizzarri, CEO da grife italiana, que pertence ao grupo Kering. “Alessandro e eu estamos totalmente alinhados com essa nova visão contemporânea necessária para a marca e estaremos continuamente inspirados por essa nova identidade em nossos respectivos papéis e funções.”

    Alessandro Michele, de 42 anos, estudou na Accademia di Costume e di Moda em Roma e foi designer sênior de acessórios da Fendi, onde trabalhou com Frida. Ele se juntou à equipe de design da Gucci em 2002 e foi promovido junto com ela em maio de 2011. Em setembro de 2014, ele também foi nomeado diretor criativo da marca de porcelanas finas Richard Ginori, adquirida pela Gucci em junho de 2013. Michele, um apaixonado por antiguidades e decoração de interiores, ajudou a criar o novo conceito de loja da marca em Florença, que foi inaugurada em junho.

    Marco Bizzarri, que até o fim de 2014 era chefe da divisão de alta costura de luxo e artigos de couro da Kering, entrou para a Gucci em 1º de janeiro deste ano, no lugar de Patrizio di Marco. Bizzarri disse que a coleção Inverno 2016 masculina, apresentada em 19 de janeiro em Milão, “feita graças a uma colaboração notável entre as equipes de design e de produção masculinas, é uma clara indicação de que a marca está pronta para tomar uma nova direção”.

    No término do desfile em Milão, Michele fez sua primeira aparição em um desfile, quando entrou na passarela com os demais membros da equipe de design da Gucci. Sob a direção de Michele, a equipe redesenhou completamente a coleção masculina em poucas semanas, criando looks andróginos, sensuais e românticos. O desfile foi um divisor de águas, e muitas pessoas do setor avaliaram que marcou um novo caminho na Gucci.

    As recentes mudanças na Gucci também são uma tentativa de reverter as quedas de vendas na China e em outros lugares — uma das estratégias é se reinventar lançando mão de menos produtos com logotipos.

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