FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    5 novos talentos de moda revelados pelo Festival de Hyères em 2021

    Conhecido por revelar novos talentos fora da curva, o Festival francês foca em sustentabilidade na sua 36ª edição

    Mateo Velasquez | Cortesia Mercedes-Benz

    5 novos talentos de moda revelados pelo Festival de Hyères em 2021

    Conhecido por revelar novos talentos fora da curva, o Festival francês foca em sustentabilidade na sua 36ª edição

    POR Luxas Assunção

    Anualmente, o Festival de Hyères reúne alguns dos principais novos talentos da moda e fotografia e um júri de peso. Em sua 36ª edição finalizada no último dia 17 de Outubro e realizada na Villa Noilles, no Sul da França, o festival reuniu 10 talentos globais da moda para apresentar coleções baseadas nos pilares de sustentabilidade, trabalho manual e inovação. 

    O júri foi presidido por Louise Trotter, diretora criativa da Lacoste, o artista William Farr, Helen Kirkum, a cantora Steve Lacy, o consultor Alfredo Canducci, a diretora de moda do Le Monde Suzanne Koller, Ruba Abu-Nimah, diretor artístico da Tiffany&Co. e o ganhador da última edição, Tom van der Borght.

    Este ano também foi o retorno presencial do Festival de Hyères, que havia acontecido apenas virtualmente no ano passado e apresentou algumas novidades. Entre eles, o primeiro pêmio focado em sustentabilidade do Festival, o Mercedes-Benz Sustainability Prize, um dos grandes focos do festival deste ano, que recebeu diversas coleções de upcycling ou com a sustentabilidade como preceito básico. Além disso, outros prêmios – além do principal – incluem o prêmio Chloé e o 19M Chanel Métiers D’Arts. 

    O Festival de Hyères, conhecido por revelar talentos fora da curva e vanguardistas, já ajudou talentos como Anthony Vacarello e Viktor&Rolf à abrirem mercado e ganharem holofotes. Por isso, para os mais interessados nos novos talentos da indústria da moda, é um festival que vale a pena acompanhar. Selecionamos aqui alguns dos principais novos criadores apresentados nessa edição do Festival, além dos ganhadores dos principais prêmios deste ano para você conhecer e seguir a jornada de cada um deles a partir daqui. Entre eles pode estar o próximo grande nome da moda internacional.

    Ifeanyi Okwadi (UK)

    Cortesia de Mercedes-Benz

    Cortesia de Mercedes-Benz

    Grande ganhador do prêmio final do Festival Hyères, o designer de 27 anos, Ifeanyi Okwadi é baseado em Londres, filho de mãe de Serra Leoa e pai nigeriano. Formado na Universidade de Ravensborne, ele depois foi treinado na Savile Row, tradicional rua londrina conhecida por seus alfaiates. Okwadi cria coleções masculinas com um forte trabalho de alfaiataria (0bviamente), modernizada e mesclada com referências de sua ascendência africana. 

    Para a coleção apresentada em Hyères, Ifeanyi Okwadi se inspirou nas mulheres do campo de Greenham, movimento antinuclear que durou por cerca de 20 anos em Berkshire, de 1981 até 2000. Nessa coleção, a alfaiataria do designer ganha contornos oitentistas, além de uma forte inspiração no universo infantil e nos uniformes de colégio.

    MATEO VELASQUEZ (colômbia)

    Mateo Velasquez | Cortesia Mercedes-Benz

    Mateo Velasquez | Cortesia Mercedes-Benz

    menswear também foi um dos grandes destaques da 36ª edição do Festival de Hyères, com destaque para o colombiano Mateo Velasquez (31), designer queer que utiliza o trabalho de upcycling para questionar a hiper-masculinidade através de suas coleções. Para essa coleção, ele se inspira na hipermasculinidade dos clubes de motoqueiros, que eventualmente se tornou objeto de fetichização e sexualização de comunidades queer nos anos 70. 

    Sofia Ilmonen (finlândia)

    Sofia Ilmonen | Cortesia Mercedes-Benz

    Sofia Ilmonen | Cortesia Mercedes-Benz

    Sofia Ilmonen foi a ganhadora do prêmio de coleção ecológica da Mercedes-Benz, voltado à sustentabilidade das coleções, um dos grandes focos dessa edição do Festival. A finlandesa, de 32 anos, trabalha o conceito de moda circular e upcycling em suas coleções, criando peças novas a partir de retalhos e resíduos têxteis em formato modular, que podem ser montados e desmontados de acordo com a necessidade, através de botões, que também proporcionam uma customização própria pelos clientes. 

    Rukpong Raimaturapongn (tailândia)

    Cortesia Mercedes-Benz

    Cortesia Mercedes-Benz

    O tailandês Rukpong Raimaturapong (31) foi o vencedor do prêmio ‘le 19M’ Métiers d’Art da Chanel – que recentemente inaugurou um novo ateliê voltado à valorização dos artesãos e o trabalho manual, bem como o prêmio. Rukpong, que é formado em Arte Visual e Design Gráfico, fez sua estreia nessa edição do Festival de Hyères.

    A coleção do designer, chamada de United, busca capturar as diferentes culturas e sendo de união do povo tailandês, usando materiais e técnicas têxteis de diferentes regiões do país. 

    Elina Silina (letônia)

    Elina Silina | Cortesia Mercedes-Benz

    Elina Silina | Cortesia Mercedes-Benz

    A designer Elina Silina, de 33 anos, da Letônia recebeu o prêmio Chloé de Moda, oferecido pela maison francesa, uma das patrocinadores desse ano. O trabalho da designer é baseado nas técnicas artesanais de crochê e tricô, que ela herda de sua família, mais precisamente de sua mãe e avó, e reproduz com uma pegada contemporânea e sustentável que brinca com a tensão dos nós.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!