Dificilmente exista alguém que acompanhe a Copa do Mundo e que nunca tenha comentado sobre as chuteiras dos jogadores. Elas são tão coloridas e chamativas que é impossível não prestar a atenção e até ter a sua favorita — mesmo para alguém que não jogue futebol e não tenha a menor pretensão em ter uma chuteira.
Praticamente só aparecem três marcas nos pés dos jogadores nesta edição da Copa: Nike, Adidas e Puma, assim como nos uniformes. Nem sempre foi assim. Em outros mundiais, marcas como a Mizuno já tiveram muito mais importância. Sobre as cores, a mudança é ainda mais evidente. A tradicional chuteira preta de tempos atrás apareceu nos pés de dois ou três jogadores até agora, praticamente banida dos campos.
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O formato também varia. Nesta edição, a chuteira com formato botinha está muito mais popular. Jogadores como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi usam os calçados sob medida, moldados aos seus pés, de forma que não é necessária uma adaptação. As peças são praticamente feitas à mão.
Veja a lista dos estilos mais recorrentes nos campos desta Copa do Mundo:
Botinha
Em campo, as chuteiras com o cano um pouco mais alto chamam a atenção (é verdade que não apenas pelo modelo, mas também pelas cores). Os dois modelos acima são lançamentos da Nike para a Copa do Mundo 2014. A da esquerda é a Magista Obra FG, supertecnológica e feita para ficar mais ajustada no pé (leia mais sobre a chuteira no final deste texto). Custa R$ 1.299,90 no site da Nike. A da direita é a Mercurial Superfly, que sai pelo mesmo preço no e-commerce da marca. A empresa ainda criou um tênis para os mortais, o Free Mercurial Superfly HTM, inspirado nos avanços tecnológicos da marca. É superexclusivo, e entra em pré-venda na popup store da Nike, em São Paulo, neste domingo (06.07), quando haverá festa para convidados no local. Fotos: ©Divulgação
Textura
Para a Copa 2014, a Adidas lançou um pacote de chuteiras chamado Battle Pack. A primeira da esquerda para a direita na foto é a Adipure 11 Pro, a chuteira mais confortável e clássica da Adidas, que sai por R$ 799,90 no site da marca. A seguinte é a Predator Instinct, cuja principal diferença em relação à coleção Samba são essas ranhuras laterais para evitar que a bola escorregue (no shop da marca custa R$ 799,90). A chuteira do meio é a Adizero F-50, feita especialmente para Messi, que ganhou tons de azul para homenagear a seleção argentina (R$ 999,90). A penúltima é a Nitrocharge, lançada ano passado para Copa das Confederações (o valor é de R$ 799,90 na loja online da marca). E a da direita é a Adizero F-50, modelo de velocidade da Adidas (que custa R$ 899,90 no e-commerce da Adidas). Foto: ©Divulgação
Um pé de cada cor
A Puma lançou dois modelos de chuteiras para a Copa do Mundo: a EvoSpeed (foto acima) e a EvoPower. Ambos modelos estão disponíveis em diversas cores, mas a que pegou mesmo é a opção que traz um pé em rosa e outro em azul, vistas nos pés de jogadores como o atacante Agüero, da Argentina. Sai por R$ 699,90 tanto a EvoSpeed como a EvoPower. Foto: © Divulgação
Nike x Adidas
A Nike lançou para a Copa a Magista Obra FG, chuteira feita com a tecnologia Flyknit (a mesma usada em tênis de corrida desde 2012). O modelo já vem com uma meia (ou pelo menos parte dela) embutida e segue a tendência dos tênis que parecem de tricô. A ideia é que ela fique mais ajustada ao pé, seja mais confortável e permita ao jogador maior tração. A tecnologia Flyknit, adaptada para a modalidade, deixa a chuteira bem mais perto do pé, aumentando a sensibilidade e o controle de bola. Desenvolvida ao longo de quatro anos de estudos no Laboratório de Pesquisa em Esporte da Nike, a chuteira foi criada com base nas demandas de jogadores.
Uma curiosidade sobre o lançamento da Magista é que ela foi apresentada pela Nike no dia 6 de março, em um grande evento em Barcelona. A Nike levou jornalistas do mundo todo para o evento, com a participação do jogador da seleção espanhola Andres Iniesta. Enquanto isso, a Adidas postou em seu perfil no Instagram uma única imagem de um protótipo que deve ser lançado até o fim do ano de um híbrido de chuteira e meia, a Primeknit FS, modelo chamado de “all-in-one”. Algumas semanas antes, a marca alemã tinha apresentado a primeira chuteira de tricô.
Chuteira de tricô da Adidas nas mãos do jogador Luis Suárez (aquele que foi suspenso após morder adversário) ©Divulgação
Se todos os jogadores se dividem em poucos modelos de chuteiras e quase todas num leque pequeno de cores, com Neymar não poderia ser “igual”. Para ele, a Nike desenvolveu uma chuteira dourada, uma versão da Hypervenom Phantom inspirada no que ele fazia na adolescência com seus tênis de jogar futebol: pintava com tinta spray dourada. Quem quiser comprar uma igual à do brasileiro terá de desembolsar R$ 1,2 mil. E a Nike é rápida: antes mesmo de apresentar a Hypervenom Phantom Gold, lançou uma linha de tênis inspirada na chuteira dourada.
Hypervenom Phantom Gold, a chuteira feita pela Nike para Neymar ©Divulgação
+ Assista aos vídeos de lançamento das chuteiras da Nike, Adidas e Puma para a Copa 2014: