FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça o Ateliê Vivo, onde você costura a sua própria roupa com moldes de estilistas como Herchcovitch
    Conheça o Ateliê Vivo, onde você costura a sua própria roupa com moldes de estilistas como Herchcovitch
    POR Redação

    Uma ótima dica para os finais de semana em São Paulo é passar uma tarde no Ateliê Vivo para costurar sua própria peça, gratuitamente, com moldes de estilistas como Fernanda Yamamoto, Alexandre Herchcovitch e Fabia Berscek. É a iniciativa da estilista Karlla Girotto, que criou o G>E (Grupo Maior Que Eu) e doou seus próprios moldes, junto com alguns amigos do mundo da moda. Assim, há um ano e meio, surgiu a primeira “biblioteca” pública de modelagens na cidade.

    Localizado no polo da manufatura têxtil de São Paulo, no bairro do Bom Retiro, o ateliê funciona na Casa do Povo, um centro cultural e colaborativo, com máquinas de costura disponibilizadas àqueles que querem produzir sua própria peça. Todos os sábados, das 14h às 21h, o G>E oferece orientação técnica às 10 pessoas que se inscreveram para participar da atividade. Basta chegar antes das 13h30, com os seus tecidos, aviamentos e afins, colocar o nome na lista e retirar uma senha. O grupo vende alguns kits de tecidos no local, e também disponibiliza acessórios de costura para usar no dia. Indica-se ter noções básicas de costura. No entanto, o grupo ensina aqueles que nunca se sentaram numa máquina a costurar à mão. E todo primeiro sábado do mês é feita a aula Faça Você Mesmo, quando o G>E ensina desde o primeiro passo da produção até o acabamento da peça. A atividade é gratuita, porém são bem-vindas colaborações a fim de manter o Ateliê Vivo.

    Em tempos de See now, Buy now, o coletivo questiona o modo de produção atual, seu aceleramento e desvalorização, ao proporcionar essa experiência para todos. Por enquanto, eles são independentes. A partir do ano que vem, também terão financiamento do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo), sinal de que a ideia veio para ficar.

    Serviço
    Ateliê Vivo
    Datas: todos os sábados, das 13h30 às 21h
    Local: Casa do Povo – Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro, São Paulo
    Mais informações na página do Ateliê Vivo no Facebook

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar