FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conhecido como “alfaiate do presidente”, Ivan Aguilar estreia na semana de moda de NY
    Conhecido como “alfaiate do presidente”, Ivan Aguilar estreia na semana de moda de NY
    POR Redação

    Estilista Ivan Aguilar desfilará sua primeira coleção feminina em Nova York ©Divulgação

    Afastado das passarelas desde 2009, o estilista capixaba Ivan Aguilar volta a desfilar uma coleção. Só que, com 20 anos de carreira, ele faz duas mudanças importantes: troca o Rio de Janeiro por Nova York e os ternos masculinos dão lugar a uma coleção inteiramente feminina.

    Seu último desfile no Brasil foi no Fashion Rio foi no início de 2009, na edição de inverno daquele ano. Naquela época, ele só apresentava coleções masculinas. Lula comandava o país e Ivan era conhecido como o alfaiate do presidente. Algo que para ele não era estranho, já que costumava costurar também os ternos do antecessor, Fernando Henrique Cardoso.

    Durante a lacuna de tempo longe das passarelas, Ivan se dedicou ao seu ateliê em Vitória. Nos últimos anos, desenvolveu sua primeira linha feminina. Ele explica por que Nova York: “Certamente seria maravilhoso apresentar minha primeira coleção feminina no Brasil, porém, desfilar em Nova York, além de ser um grande sonho, foi a oportunidade que surgiu primeiro. E isso não impede que eu apresente no Brasil também.” Ele nunca desfilou uma coleção masculina fora do país, mas em junho de 2012 participou como estilista no lançamento de uma grife americana de beachwear, com desfiles em Nova York e em Miami. Sua participação na Mercedes-Benz Fashion Week aconteceu no sábado (08.02). Leia mais sobre os desfiles de Nova York aqui.

    Quando questionado sobre uma definição da mulher Ivan Aguilar, ele afirma que ela é “sofisticada e autêntica”.  “As mulheres que eu gosto de vestir são as que se encaixam no perfil da Michelle Obama, Taylor Swift e Kate Middleton.” O que se pode esperar do desfile, segundo Ivan, são peças construídas com técnicas de alfaiataria, mas ainda assim muito femininas, graças principalmente à cintura marcada. Nos 32 looks não há uma forma predominante, mas ele destaca os cortes trapézio, as saias evasê e os vestidos com comprimento quase mídi, que se alternam entre fluidos (camisas e chemises) e estruturados (casacos, vestidos e saias).

    Croquis das peças que serão desfiladas em Nova York ©Divulgação

    A coleção foi inspirada na arquitetura urbana de Barcelona, na arte barroca e nos minerais e pedras preciosas do solo brasileiro. Há uma valorização de detalhes, golas e mangas. A cartela de cores é permeada de tons como ouro, chumbo, carbono, lápis lazuli, cobre e petróleo. Nos tecidos, lã pura, linho, algodão, seda e rayon. Os sapatos foram feitos em parceria com a My Shoes, que faz sua estreia fora do Brasil. Após o desfile, Ivan organiza um showroom no hotel Hudson. Por isso, é esperado que as peças sejam vendidas lá fora em lojas multimarcas.

    Croquis das peças que serão desfiladas em Nova York ©Divulgação

    Sapato feito pela My Shoes para o desfile de Ivan Aguilar em Nova York ©Divulgação

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta