FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Controlador de apetite, medidor de calorias e outros japonismos digitais
    Controlador de apetite, medidor de calorias e outros japonismos digitais
    POR Redação

    Tokyo-Japão, símbolo mundial da inovação tecnológica ©Reprodução

    Se existe uma nação que nunca nos decepcionou em relação a lançamentos tecnológicos, esta é o Japão. No mês passado, aconteceu no país a CEATEC 2011, uma feira de produtos com tecnologia de ponta, como conta o portal WGSN. Caso não fosse feita esta introdução, alguns dos itens abaixo poderiam facilmente ser confundidos como parte da sinopse de algum filme de ficção científica. Vejamos o que nossos irmãos nipônicos têm para nos maravilhar pelo resto da década.

    Controle de apetite e saúde digital

    O que achariam se fosse possível calcular as calorias de uma refeição apenas apontando seu smartphone para ela? A Docomo pensou nisto e criou um aplicativo que, ao receber a imagem, a leva diretamente para seus servidores, que realizam uma análise identificando os alimentos e sua quantidade e assim calculam o seu coeficiente calórico.

    Medidor de calorias em alimentos ©Reprodução

    Não bastasse isso, eles também criaram um medidor de fome, porque de acordo com a empresa, o cérebro humano é incapaz de entender se estamos com fome ou gula. Para resolver o problema, basta um assopro no bafômetro que mede a quantidade de acetona no hálito e diz se você realmente está precisando comer; ou seja, não haverá mais desculpas para aquela pizza às 2h da manhã.

    Medidor de fome através do hálito ©Reprodução

    Outra criação da empresa é uma jaqueta que mede pressão sanguínea, temperatura, umidade e outros fatores do corpo humano, transmitindo estas informações para um smartphone, assim como também para um médico, para que possa ficar a par do status do paciente. O mesmo objetivo também pode ser conseguido com outros objetos, como um colar ou brincos. Ainda no campo da saúde, eles desenvolveram o Cyberdyne HAL, um andador cibernético inicialmente projetado para pacientes com debilidades motoras, que lê os sinais nervosos correspondentes ao movimento humano e assim o replica na máquina. O aparelho também pode ser usado na indústria, já que um funcionário normal conseguiria carregar objetos mais pesados sem precisar fazer muito esforço. Também não é preciso dizer que ressaltaram uma possível aplicação do produto em videogames. Veja o vídeo abaixo.

    A Panasonic desenvolveu uma máquina que escaneia o formato da cabeça do usuário para então lavar, massagear e secar os seus cabelo. Mais uma vez, o projeto foi concebido para auxiliar pessoas idosas que não dispõem de todo o cuidado necessário que precisam. Veja abaixo o funcionamento do aparelho.

    Casa e cidades autossustentáveis

    Aero House, da Nissan, é uma casa que consegue ficar até dois dias sem energia ©Reprodução

    Diante das recentes tragédias no Japão, a Nissan pensou em uma maneira de tornar uma casa mais independente de energia externa. É a Aero House, em que, combinando energia solar com células de combustível, troca energia com carro elétrico Nissan LEAF e vice-versa. Além disso, em caso de uma queda de energia, a casa tem a capacidade de se manter funcionando por até dois dias, sendo que este tempo pode ser supervisionado diretamente de um smartphone. A casa também funciona como um ar-condicionado automático, já que durante o inverno ela absorve toda a energia solar, transformando-a em calor. No verão, o sistema absorve o ar frio debaixo da residência, transmitindo-o para dentro.

    A Solar Tree da Nissan ©Reprodução

    Ainda dentro do espírito da sustentabilidade, a empresa criou a árvore solar. Um dispositivo que pode ser implementado em cidades e que capta a energia solar, ajudando na redução de custos e, é claro, os índices de poluição.

    Energia Wireless

    Uma dos carregadores sem fio apresentados na feira ©Reprodução

    Desde o surgimento dos celulares e laptops, a energia sem fio tornou-se um dos maiores objetivos da tecnologia. Longe de permitir que carreguemos a bateria do celular enquanto andamos no shopping, as novas invenções pelo menos vêm resolvendo o grande problema dos fios, além de outro talvez ainda maior, o da incompatibilidade dos carregadores de marcas diferentes. Com a criação de um padrão na emissão de energia, qualquer aparelho carregador wireless irá funcionar com smartphones, laptops e tablets, independente do fabricante.

    Câmeras 3D para todos

    Lentes da Panasonic para fotografia e filmagem 3D ©Reprodução

    A Panasonic e a Sharp deram o primeiro passo na popularização de câmeras que fotografam e filmam em 3D. A primeira desenvolveu uma lente para ser usada na reflex Lumix G Micro System, enquanto que a segunda já até incorporou a invenção nos seus smartphones SH12-C e SH80F. As imagens podem ser vistas em qualquer televisão compatível com tecnologia 3D.

    Itouch – dispositivos para leitura de movimento

    Provador de roupas virtual da Intel ©Reprodução

    Aparentemente, a palavra-chave do século XXI é falta de contato. Indo além das touchscreens, a Fraunhofer desenvolveu o iPoint Control, um sistema que lê os gestos do usuário e realiza tarefas pré-programadas, como por exemplo desligar o fogão, acender a luz do quarto ou ligar o chuveiro. Usando o mesmo princípio, a Intel criou um dispositivo que lê o corpo da pessoa, para que esta possa experimentar uma roupa durante uma compra virtual, por exemplo.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!