05.07.2020 / Moda / por

Couture.com: conseguirá Paris surpreender e emocionar com desfiles digitais?

paris-desfiles-digital-2020

Começa amanhã a primeira semana digital de desfiles de Alta Costura da história. Não seria tão novidade se Londres já não tivesse explorado o formato no mês passado. E o resultado não foi lá grandes coisas. Mas aqui estamos falando dos desfiles de Paris, das marcas mais importantes do mundo da moda, que construíram seu imaginário de luxo em grande parte através dos desfiles, muitos deles super produções com dezenas de supermodelos, locações e cenografias ímpares e primeiras filas repletas de celebridades estelares. Com a pandemia do coronavírus e a impossibilidade da realização dos eventos que reúnam um grande número de pessoas, o digital se mostrou o único meio possível para que designers comunicassem suas novas criações pelo momento.

A Chanel foi a primeira grande marca de luxo a explorar o formato e revelar sua coleção Resort 2020 em maio por fotos e vídeos postados no Instagram. Números revelados na ocasião mostraram que mesmo com todo o alcance da plataforma o “evento” não obteve o mesmo impacto e números de engajamento que os mega desfiles da maison no Grand Palais costumam entregar. Além da ausência do fator emoção, ponto mais sentido pela imprensa e formadores de opinião que costumam frequentar os desfiles.

Com a presença de praticamente todas as marcas, entre elas Dior, Valentino, Chanel, Viktor & Rolf o calendário da Alta Costura acontece entre os dias 6 e 8 de julho. Já  o calendário da semana masculina, também digital, de 9 a 13 de julho tem confirmado a presença de mais de 60 marcas, entre Louis Vuitton, Loewe, Yohji Yamamoto e Rick Owens.

Para a temporada do pret-à-porter de verão em setembro, a organização do calendário parisiense já anunciou que os desfiles voltam a acontecer fisicamente, respeitando os limites e regras oficiais vigentes na data. Mas por agora o que nos resta é ver tudo através das telas de nossos smartphones. Então Paris, nos surpreenda.

Mais sobre a Alta Costura:

>> Já leu nossa matéria sobre o que significa a Alta Costura, quem faz e quem compra?

>> Temos também um podcast super especial sobre o assunto. Ouça abaixo!


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×