A Saint Laurent está lançando um programa de treinamento para jovens talentos. Trata-se do Programa Couture Savoir Faire, que tem parceria com o Institut Français de La Mode (Instituto Francês de Moda) e a École de la Chambre Syndicale de Couture Parisienne (Escola da Câmara Sindical de Costura Parisiense, onde o próprio Yves se formou, em 1955).
A ideia é transmitir a alunos selecionados da IFM e ECSCP o savoir-faire da maison no que diz respeito à criação de moda, focando em inovação e sustentabilidade, dois temas basilares ao programa – esse último, aliás, é um dos princípios fundamentais que integram a missão corporativa da Kering, conglomerado que detém a marca.
+ Sob direção criativa de Anthony Vaccarelo, Saint Laurent registra aumento nas vendas
“Preservar nossa herança enquanto evoluímos e somos bastante relevante em nossa época é um pilar de nossa estratégia. Investir em jovens talentos é uma condição imperativa para aumentar ainda mais o nosso sucesso”, explica Francesca Bellettini, presidente e CEO da Saint Laurent. “Estou muito orgulhosa desta parceria com instituições tão renomadas e prestigiadas como são o IFM e a ÉCSCP, o que vai contribuir muito para a implementação de nossa estratégia”, continua.
A primeira edição do programa, que começa em setembro deste ano, terá duração de seis meses, sendo 25 dias de curso nas duas escolas francesas e o restante estagiando com a equipe da Saint Laurent na sede da marca, em Paris. Composto por diferentes módulos, o objetivo é inserir o aluno no cenário acadêmico da moda num primeiro momento, para então capacitá-lo ao savoir-faire, num formato que conta com experiências manuais e criativas. Em março de 2018, o projeto final será apresentado à banca examinadora, composta pela equipe da Saint Laurent, IFM e ECSCP.
As inscrições podem ser feitas através das escolas participantes.