FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Crie um look para Aretha Sadick e outras artistas brasileiras no curso sobre moda e música nos séculos 20 e 21
    Crie um look para Aretha Sadick e outras artistas brasileiras no curso sobre moda e música nos séculos 20 e 21
    POR Redação

    Elvis Presley, Grace Jones, Madonna, Kurt Cobain, Lady Gaga, Karol Conká, Liniker. Tribos urbanas como punks, góticos, new waves, clubbers e por aí vai. Em comum, todos esses nomes têm um universo criativo muito próprio, seja no âmbito musical como também no visual, e, por isso, sua identidade é tão marcante que, imediatamente, associamos os nomes à estética inconfundível de cada um.

    Pensar o processo de formação identitária na modernidade e no contemporâneo significa pensar as relações tecidas entre a moda e a música ao longo da história dos séculos 20 e 21, sobretudo a partir das perspectivas da sociedade, do indivíduo e de processos subjetivos e coletivos (comportamentais).

    Esse é o mote do curso As Estrelas Descem à Terra: Moda e Música nos séculos 20 e 21, que acontece de outubro (09.10) a dezembro (20.12), sempre às segundas e quartas, na Oficina Cultural Oswald de Andrande, em São Paulo, com apoio do Ateliê Vivo e da Casa do Povo. Gratuito, o curso oferece apenas 30 vagas.

    A ideia é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa a partir das discussões teóricas elaboradas nas disciplinas História do Pensamento e Filosofia de Moda, ministrada pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, e História da Moda e Música, com a jornalista de moda e historiadora Bronie Lozneany, para, em seguida, na disciplina Processo de Criação, sob a orientação do chapeleiro Eduardo Laurino, criar uma coleção com looks que serão usados por cantoras e cantores da nova geração musical em seus shows, tais como Aretha Sadick, Ivana Wonder, Renato Pessoa, YOHAN, entre outros. Por isso, é necessário ter noções básicas de técnicas de costura e/ou modelagem.

    A bibliografia é vasta: de Filosofia e História da Arte, da Música e da Fotografia à Sociologia, Semiótica, Antropologia e Psicologia. Isso tudo em diálogo com importantes artistas, bandas, movimentos musicais e discografias dos séculos 20 e 21 que influenciaram a criação de diversos designers.

    O processo seletivo será feito em duas etapas: a primeira consiste no envio de carta de intenção e currículo, e a segunda numa entrevista presencial com os ministrantes da oficina, além da análise de portfólio impresso ou digital. O resultado sai no dia 06.10.

    As inscrições já estão abertas e vão até esta sexta-feira (30.09) – inscreva-se aqui.

    Serviço

    As Estrelas Descem à Terra: Moda e Música nos Séculos 20 e 21
    Onde:
    Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, SP.
    Quando: 09.10 a 20.12, segundas e quartas das 18h30 às 21h30.
    Inscrições: 25.09 a 30.09. Clique aqui para se inscrever.
    Mais informações: oficinasculturais.org.br

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!