FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    De Joseph Scheer à Tailândia: veja como foram os desfiles do Rio Moda Hype
    De Joseph Scheer à Tailândia: veja como foram os desfiles do Rio Moda Hype
    POR Redação

    Fila final do desfile de Outono/Inverno 2014 da Wasabi ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    A 19ª edição do Prêmio Rio Moda Hype (PRMH) aconteceu neste sábado (09.11) durante o último dia do Fashion Rio de Outono/Inverno 2014. Lá, apresentaram-se cinco jovens marcas: Acolá, Marie Raz, Wasabi e as estreantes Också e Taiana Miotto.

    O PRMH, idealizado por Fernando Molinari e Robert Guimarães, da Inbracultmoda, consiste em um concurso que funciona por meio de inscrições, realizadas, por sua vez, no site do evento. Depois de selecionadas por uma comissão julgadora, diferente a cada edição, as marcas são contempladas com o desfile e a produção completa do mesmo, o que inclui os profissionais que criam a beleza e até as modelos. Veja abaixo o resumo que o FFW fez sobre as coleções apresentadas::

    Wasabi

    Looks do desfile de Outono/Inverno 2014 da Wasabi ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

    Em sua terceira participação no line-up do PRMH, a Wasabi apresentou a coleção “Geometrias de Luz”, inspirada na substituição, nas janelas do Rio de Janeiro do século 19, das treliças (chamadas então muxarabis) por grades de ferro ou balaústres de madeira. As estilistas Ana Wambier e Daniela Sabbag convidaram o artista plástico Lércio Redondo e o arquiteto sueco Birger Lipinski para criar as estampas, todas de formas geométricas.

    A marca compôs uma cartela de cores bem abrangente, com branco, amarelo, azul petróleo, rosa, vermelho e preto. Os tecidos escolhidos foram neoprene, seda pura, musseline e organza; já as formas, minimalistas e retas, foram mais soltinhas. A Wasabi mostrou-se, nessa coleção de Outono/Inverno 2014, definitivamente mais madura, apresentando o desfile mais bonito do PRMH.

    Acolá

    Looks do desfile de Outono/Inverno 2014 da Acolá ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

    A Acolá participa pela segunda vez do PRMH e, para a 19ª edição do evento, trouxe a coleção “Escondidas”, inspirada na obra “Night Visions”, em que o cientista Joseph Scheer catalogou dezenas de mariposas marrons e cinzas que, vistas a partir de um scanner de altíssima resolução, mostraram-se mais coloridas que os olhos humanos podem enxergar. As estilistas Lais Abbate e Beatriz Tavares então utilizaram tecidos fluidos – crepe, cetim e ceda, por exemplo – e cores que vão do rosa e amarelo ao preto, representando, assim, o que está ao alcance da nossa visão e o que não está.

    “Quisemos trabalhar essa questão da ilusão”, justificou Lais, responsável por todas as estampas da coleção da Acolá. “Brincamos muito em esconder detalhes das roupas, que só aparecem quando elas estão em movimento”, adicionou. A marca possui loja própria, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

    Taiana Miotto

    Looks do desfile de Outono/Inverno 2014 de Taiana Miotto ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

    Segundo Taiana Miotto, sua coleção de Outono/Inverno 2014 baseou-se no Budismo tailandês, em que predomina a escola Theravada, e em como a população do país se relaciona com a religião, também considerada uma filosofia. A estilista optou por peças em tonalidades sóbrias, como branco, cinza claro e escuro, preto e azul, inspiradas nas cores das ruínas de Ayutthaya. Já os tecidos são bem aconchegantes, a exemplo da lã, assim como a própria modelagem.

    A alfaiataria também está presente, mas de forma descontruída, de acordo com Miotto. A artista plástica Mônica Herkenhoff criou, com exclusividade, as estampas da coleção, que, aliás, chama-se “Garuda”, nome de uma figura mitológica tanto do Budismo quanto do Hinduísmo e que é o símbolo da monarquia tailandesa.

    Marie Raz

    Looks do desfile de Outono/Inverno 2014 da Marie Raz ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

    A Marie Raz, única marca que faz moda masculina nesta edição do Rio Moda Hype, apresentou a coleção “Skin Cuts”, que veio da vontade da estilista Mariana Razuk de desconstruir suas peças: “Desenhei as roupas e, depois dos desenhos prontos, comecei a cortá-los e misturá-los”, nos contou ela antes do desfile. Já as estampas, aplicadas em blazers e calças, foram desenvolvidas pelo artista plástico neozelandês Mitch Manuel, que, para produzi-las, baseou-se em ilustrações tradicionais da tribo indígena Maori.

    Quanto à cartela de cores, a Marie Raz optou por tons predominantemente sóbrios, com peças em branco, cinza, preto e vermelho, enquanto que, nos tecidos, foram utilizados bastante algodão, lã e neoprene.

    Också

    Looks do desfile de Outono/Inverno 2014 da Också ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

    A coleção de Outono/Inverno 2014 da Också baseou-se no na obra “Tamanduá no Inverno”, do artista plástico Carlos Zilio, além de nos paraquedas, por isso mesmo a modelagem bem drapeada, com muita assimetria e recortes. Os estilistas Deisi Witz e Igor Bastos optaram por uma cartela de cores homogênea, com vários tons de branco, como o off-white. Já os tecidos escolhidos foram neoprene, organza, viscose, linho e náilon.

    + Veja as fotografias que o fotógrafo Felipe Abe fez no backstage do Prêmio Rio Moda Hype

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!