FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Depois de anos copiando seu icônico xadrez, Burberry processa rede americana Target
    Depois de anos copiando seu icônico xadrez, Burberry processa rede americana Target
    POR Redação

    Num momento em que todas as grandes marcas buscam assegurar suas identidades, num esforço nítido para agregar valor às suas criações, processos judiciais já não são novidade.

    + Aquazzura processa Ivanka Trump por cópia de sandálias


    + Gucci processa Forever 21 por apropriação de marca registrada

    A mais recente delas é o processo que a inglesa Burberry agora trava contra o Target, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos. O motivo, claro, o icônico xadrez da marca, criado na década de 1920 ainda como revestimento de casacos e adaptado como statement da indústria só em torno de 1990. O tartan escocês que virou o símbolo da marca inglesa passou, desde então, a ser copiado pelo mundo.

    Basta uma rápida pesquisa no google para entender: marcas, inclusive as grandes, como a Banana Republic, possuem suas versões do “xadrez Burberry”. Um rápido passeio por mercados populares, como o bairro de Chinatown, em Nova York, ou até mesmo na rua 25 de Março, em São Paulo, são suficientes para entender o alcance da estampa. O problema com o Target, de acordo com o processo, iniciado na corte de Nova York, é a insistência. A marca acusa a rede de “copiar, repetida e notoriamente, as icônicas e luxuosas as estampas xadrez da Burberry“. Diferente de outros casos parecidos, o processo não foi causado por uma coleção em específico, mas sim pelo uso da estampa durante anos.

    Algumas das "similaridades" apontadas no processo ©Reprodução

    Algumas das “similaridades” apontadas no processo ©Reprodução

    + Desfiles: Burberry Inverno 2019

    Não deixe de ver
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    FFW