Há três anos como diretor criativo da Balenciaga, não restam mais dúvidas de que Demna Gvasalia repaginou a marca. Não à toa, um dos desfiles mais marcantes do estilista na grife, o de Inverno 2018, vira um livro publicado pela super editora Rizzoli.
Desfilada em março, a coleção – marcante pela união das linhas feminina e masculina, pelas (muitas) camadas de layering e o apoio ao World Food Programme – teve como plano de fundo uma espécie de montanha grafitada. Agora ela vira um coffee table book com 304 páginas com imagens registrada por Pierre-Ange Carlotti e Johnny Dufortpelos, os únicos fotógrafos com acesso total ao showroom, ensaios, backstage e HQ da Balenciaga.
A imersão pela mente criativa de Gvasalia torna-se ainda mais intensa, uma vez que as imagens do livro recebem, em adição ao sistema de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), dois tons de tintas neon raramente usados, o que intensifica ainda mais a cartela de cores fortes dos looks desfilados.
Segundo Demna, Balenciaga: Winter 2018 é de um registro singular da coleção de forma que um vídeo jamais seria capaz de captar. “Um desfile é uma experiência e este livro é uma ferramenta de recordação. Com esse desfile em particular, até os bastidores pareciam uma história… Percebi que todo desfile que faço a partir de agora para a Balenciaga é cinematográfico em termos de conceito e configuração, e cada um deles eu gostaria de acompanhar com algumas recordações, algo que realmente te coloca no desfile e no processo por trás disso.”
A publicação já encontra-se à venda no site e lojas da Balenciaga e deve chegar ao Brasil a partir de fevereiro de 2019.
Veja na galeria alguns dos registros presentes em Balenciaga: Winter 2018.