FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Designer Fernando Jorge apresenta suas joias no Brasil pela primeira vez
    O designer de joias Fernando Jorge faz sua primeira apresentação no Brasil ©Divulgação
    Designer Fernando Jorge apresenta suas joias no Brasil pela primeira vez
    POR Redação
    O designer de joias Fernando Jorge faz sua primeira apresentação no Brasil ©Divulgação

    O designer de joias Fernando Jorge faz sua primeira apresentação no Brasil ©Divulgação

    Para encerrar com chave de ouro o ano 2014 – um dos melhores de sua carreira, vale ressaltar -, o designer de joias Fernando Jorge realiza sua primeira apresentação no Brasil. Entre os dias 16 e 23 de dezembro, ele expõe suas coleções repletas de cor, energia e movimento no Studio Esther Giobbi, em São Paulo. A mostra é uma espécie de raio-X do trabalho desenvolvido por Jorge nos últimos quase cinco anos de sua bem sucedida trajetória como profissional independente.

    Foram três grandes momentos vividos pelo brasileiro radicado em Londres neste ano. Primeiro, ele entrou para a lista do site Business of Fashion como uma das 500 pessoas mais importantes da moda do mundo, figurando ao lado de players como a editora-chefe da “Vogue” americana Anna Wintour e os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, da Dolce & Gabbana, e Alber Elbaz, da Lanvin. Depois, ele conquistou o prêmio de melhor peça em pedras coloridas na Couture, importante feira de alta joalheria realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Por fim, recebeu sua primeira indicação ao British Fashion Awards na categoria talento emergente de acessórios.

    + Confira que foram os vencedores do British Fashion Awards 2014

    Mas engana-se quem pensa que todo esse sucesso subiu à cabeça de Jorge. Com muita tranquilidade, característica de quem tem maturidade e sabe bem o que está fazendo, o designer enxerga esse momento positivo como consequência natural de seus doze anos de carreira. “Fico muito feliz com esse reconhecimento, porque a joalheria é uma área que não tem tanto apelo e o mercado de luxo é muito exigente e difícil de se estabelecer”, diz. “Mas vejo tudo isso com calma, porque gosto do que eu faço e trabalho para construir um negócio saudável a partir de uma ideia criativa.”

    Natural de Campinas, Jorge trocou a engenharia pelo design e, ao ingressar na equipe de criação de uma indústria de joias, a Danielle Metais, descobriu nessa profissão sua grande vocação. Ainda no Brasil, trabalhou para a Carla Amorim, mas em 2008, movido pelo desejo de fazer uma pausa reflexiva e dar um tempo no ritmo agitado das coleções, decidiu fazer as malas rumo a Londres para cursar mestrado na Central Saint Martins. “Nessa época, joalheria não era tão relevante para a moda, era uma coisa meio exótica, mas eu tinha uma vontade enorme de representar minha geração nesse campo”, lembra o designer.

    Com a motivação de levar o design brasileiro contemporâneo para o contexto internacional, Jorge começou a organizar exposições durante a semana de moda de Londres e atrair os olhares das editoras do segmento, que receberam muito bem suas peças sensuais, femininas e cheias de uma brasilidade nada óbvia. Foi nesse contexto de aproximação com o universo fashion que, em 2012, surgiu sua primeira grande oportunidade: a participação no Rock Vault, painel de jovens talentos da joalheria radicados em Londres. “O Rock Vault foi a primeira plataforma do cenário da moda jovem independente. E essa participação veio na hora certa, minha marca tinha um ano de história, mas já trazia maturidade por causa da minha trajetória”, observa.

    Com coleções trabalhadas em temporadas anuais, Jorge está presente hoje tanto em prestigiadas multimarcas internacionais, como a francesa Le Bon Marché e a Barneys, em Nova York, quanto em algumas lojas independentes supercool, entre elas a Soho House Berlin, na Alemanha, e a Montaigne Market, em Paris. “Nossa distribuição busca privilegiar lugares que valorizam marcas e individualidade, não apenas moda”, explica. Agora, com a apresentação no paulistano Studio Esther Giobbi, o joalheiro pretende se aproximar do Brasil, país que serve como fonte de inspiração recorrente para suas criações e onde concentra sua linha de produção, mas que ainda não vende suas joias. “O mercado de joalheria aqui ainda é bem complicado para designers independentes, não há tanto espaço e, por isso, é preciso ser muito criativo. Mas percebo que isso está começando a mudar”, observa ele com otimismo. E, no que depender da trajetória, experiência, tranquilidade e talento de Jorge, essa mudança tem tudo para dar certo.

    Fernando Jorge @ São Paulo
    De 16 a 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 12h às 16h
    Studio Esther Giobbi: Rua Padre Manuel Chaves, 92
    Todas as peças estarão à venda durante o período da exposição

    + Na galeria abaixo, conheça algumas peças de Fernando Jorge que estarão à mostra no Studio Esther Giobbi:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!