FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Designers e lojas européias também se unem em torno de novas regras e novo calendário
    Dries Van Noten, à direita ao final de seu desfile com Christian Lacroix em 2019
    Designers e lojas européias também se unem em torno de novas regras e novo calendário
    POR Augusto Mariotti

    Depois do movimento iniciado no mercado brasileiro e capitaneado por estilistas e showrooms em torno de uma mudança no calendário de varejo e liquidações para o mercado nacional, agora são os designers europeus que aderiram a mesma ideia e se juntaram em torno da discussão e de um plano de ação.

    Capitaneados pelo estilista Dries Van Noten, a partir de uma serie de encontros pelo Zoom, outros designers e lojas multimarcas foram provocados a repensar o sistema atual de data de chegada das coleções às lojas e os períodos excessivos de descontos e liquidações.

    Através de uma carta aberta divulgada hoje, eles convocam a indústria a se realinhar e respeitar as estações e serem mais prudentes com as vendas especiais e liquidações.

    O grupo quer que a coleção de outono/inverno permaneça nas lojas e araras de agosto a janeiro e as coleções de primavera/verão de fevereiro a julho coincidindo com o início e términio das estações.

    Já sobre as datas das liquidações de final de estação, eles pedem que as lojas e magazines atrasem as datas para janeiro e julho. O primeiro impacto dessa proposta recai sobre as promoções de Black Friday, Cyber Monday cujas datas caem em outros momentos do ano e tem gerado grandes oportunidades de vendas para o varejo, porém segundo o grupo corroem as margens de lucro e o valor das marcas.

    Pequenos e grandes nomes assinam a carta além de Dries, como Thom Browne, Marine Serre, Paco Rabanne, Nina Ricci e varejistas como Selfridges, Lane Crawford, Nordstrom e o e-commerce MyTheresa. Estranhamente nenhuma das marcas dos grupos Kering e LVMH, nem as grandes cadeias de fast fashion participaram do acordo.

    Não deixe de ver
    Linha de perfumes da Louis Vuitton desembarca no Brasil, Nova marca People Colour tem direção criativa de Malu Borges, Dendezeiro e coleção ‘‘Mufasa: O Rei Leão’’
    Melhores do ano FFW 2024 na moda: conheça os vencedores
    CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Luz da Lua lança campanha Holidays com as irmãs Ana Beatriz Barros e Patrícia Amorim
    Por dentro da exposição que revela o processo criativo da coleção da Maison Margiela Artisanal 2024
    Julian Klausner assume direção criativa da Dries Van Noten, LVMH substitui Rolex na Fórmula 1, Fear of God e adidas estreiam tênis de basquete
    Matthieu Blazy na Chanel: foi a escolha certa?
    Quem é Louise Trotter, a nova estilista da Bottega Veneta
    Quem é Matthieu Blazy, novo diretor criativo da Chanel
    FFW