12.05.2020 / Moda / por

Designers e lojas européias também se unem em torno de novas regras e novo calendário

Dries Van Noten, à direita ao final de seu desfile com Christian Lacroix em 2019
Dries Van Noten, à direita ao final de seu desfile com Christian Lacroix em 2019

Depois do movimento iniciado no mercado brasileiro e capitaneado por estilistas e showrooms em torno de uma mudança no calendário de varejo e liquidações para o mercado nacional, agora são os designers europeus que aderiram a mesma ideia e se juntaram em torno da discussão e de um plano de ação.

Capitaneados pelo estilista Dries Van Noten, a partir de uma serie de encontros pelo Zoom, outros designers e lojas multimarcas foram provocados a repensar o sistema atual de data de chegada das coleções às lojas e os períodos excessivos de descontos e liquidações.

Através de uma carta aberta divulgada hoje, eles convocam a indústria a se realinhar e respeitar as estações e serem mais prudentes com as vendas especiais e liquidações.

O grupo quer que a coleção de outono/inverno permaneça nas lojas e araras de agosto a janeiro e as coleções de primavera/verão de fevereiro a julho coincidindo com o início e términio das estações.

Já sobre as datas das liquidações de final de estação, eles pedem que as lojas e magazines atrasem as datas para janeiro e julho. O primeiro impacto dessa proposta recai sobre as promoções de Black Friday, Cyber Monday cujas datas caem em outros momentos do ano e tem gerado grandes oportunidades de vendas para o varejo, porém segundo o grupo corroem as margens de lucro e o valor das marcas.

Pequenos e grandes nomes assinam a carta além de Dries, como Thom Browne, Marine Serre, Paco Rabanne, Nina Ricci e varejistas como Selfridges, Lane Crawford, Nordstrom e o e-commerce MyTheresa. Estranhamente nenhuma das marcas dos grupos Kering e LVMH, nem as grandes cadeias de fast fashion participaram do acordo.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×