FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Despedida na Chanel, estreias e energia jovem dão tom da semana de moda de Paris
    Um dos símbolos de Paris na imagem do desfile masculino da Dior / Cortesia
    Despedida na Chanel, estreias e energia jovem dão tom da semana de moda de Paris
    POR Redação

    A semana de moda de Paris começa nesta segunda, ainda abalada pela morte de Karl Lagerfeld, seu maior ícone. Naturalmente, todos os olhos estarão focados na Chanel e na coleção que marca seu último trabalho para a marca onde foi diretor criativo por mais de 30 anos. Apesar de Virginie Viard ter sido apontada como nova diretora criativa da Chanel poucas horas após sua morte, o desfile terá um ar de despedida e será certamente carregado por fortes emoções. Esse é o clima principal da semana que encerra os lançamentos da temporada de Inverno 19/20, mas outras marcas e designers também estão na mira de editores e jornalistas.

    Entre as grandes grifes, um artigo no Business of Fashion aponta para Celine e Alexander McQueen, que pertencem ao conglomerado LVMH e a Saint Laurent, do grupo Kering, respectivamente. Ambas estão recebendo grandes investimentos que, claro, vêm acompanhados de novas metas de crescimento. A Saint Laurent desfilará na terça (26.02) numa mega tenda toca espelhada montada no Trocaderó, em frente à Torre Eiffel.

    Outro destaque é o desfile da Lanvin (27.02), que volta para a semana de moda após um período conturbado com troca de estilistas, em termos de negócios e irrelevante em termos de moda. Bruno Sialelli, o novo diretor criativo, estreia na marca e parece ser a pessoa que irá despertar a Lanvin do sono profundo que a acometeu desde a saída de Alber Elbaz. Ex-estilista do masculino da Loewe, Sialelli é o quarto diretor criativo da grife em menos de quatro anos.

    Quem também tem nova direção criativa é a Lacoste. Louise Trotter está com a missão de levar a marca francesa para além de suas polos com logo de jacaré.

    SANGUE NOVO

    Porém, uma das principais mudanças macro pela qual a semana de Paris passou recentemente é o trabalho bem sucedido da Federação Francesa da Alta Costura e do Pret-à-Porter  para atrair novos designers à desfilar no calendário parisiense e que têm injetado ar fresco que sopra muito além da moda francesa. Jacquemus, Marine Serre, Y-Projetc, Ottolinger e Atlein são alguns dos talentos emergentes que valem à pena acompanhar. “Nós estamos felizes em criar um cenário que permite uma maior diversidade no calendário”, disse ao BoF Pascal Morand, presidente executivo da FHCM.

    ESTREIAS

     

     

     

     

     

    rushemy botter e lisi herrebrugh que estreiam na nina ricci

    Outro destaque entre as estreias é o estilista sul coreano, ex-Celine, Rok Hwang, da Rokh. Vale também prestar atenção à dupla Rushemy Botter e Lisi Herrebrugh (foto) e seu desfile de estreia à frente da Nina Ricci. Com sua marca Botter, eles venceram um dos principais prêmios no Festival de Hyères 2018.

    A semana de Paris é a principal entre todas por ter não só as marcas mais importantes do mundo, mas também dar espaço para a vanguarda da moda. Cerca de cinco mil visitantes vão à cidade para o evento para ver os desfiles e fazer negócios.

    Porém, Paris (e a França) se vê em meio aos grandes protestos semanais dos Coletes Amarelos contra as políticas econômicas e liberais do presidente Emmanuel Macron. O desfile masculino da Dior em janeiro, precisou ser reprogramado por conta das manifestações. Algumas lojas foram fechadas temporariamente e carros queimados. Thomas Chauvet, chefe de pesquisa de capital de bens de luxo do Citi, cita “o atual ambiente macroeconômico marcado pela guerra comercial China-EUA,  a agitação social na França e a incerteza do Brexit” como um cenário que poderia impactar o varejo de luxo, mas mostra que os grupos do segmento estão se mostrando bastante resilientes e sofrido pouco em relação a esse momento.

    O calendário completo é sempre divulgado aqui e o FFW faz a transmissão ao vivo de alguns desfiles. Fique de olho!

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW