Gloria Coelho apresentou seu Verão 2016 nesta sexta-feira (17.04), último dia de São Paulo Fashion Week. Antes do desfile, a estilista contou ao FFW algumas curiosidades sobre a coleção. Confira.
+ Veja as fotos do desfile Verão 2016 de Gloria Coelho
+ Seis curiosidades sobre o desfile da Animale, que abriu o SPFW
+ Flower power: dez vezes em que o desfile da PatBo foi anos 1960
+ De novela a acessórios, sete coisas a saber sobre o desfile de Ju Jabour
+ 12 tópicos que você precisa saber sobre o desfile de Ronaldo Fraga
+ Lenny Niemeyer revela oito curiosidades sobre seu desfile no SPFW
1 – Cura
A coleção é intitulada “Cura”. Gloria acredita que as roupas têm o poder de transmitir amor e de curar. A estilista usou referências de artes gráficas de museus para “escrever” palavras espirituais nas roupas e, assim, transmitir boas energias. “A menina acorda de mau humor, está tudo um caos, aí ela se olha no espelho e lê amor, luz, proteção… palavras que passam uma energia positiva e ela já começa a se sentir bem.”
2 – Mood
No moodboard de Gloria, a foto principal é de uma modelo com uma roupa verde e preta em linha A, bem anos 1960, mas também uma imagem de Jane Fonda no filme “Barbarella”, e desenhos de roupas da Idade Média, com golas enormes. Dos anos 1960, Gloria traz o vinil, material que ela explora há muitas temporadas. Ela imagina essa coleção feita para uma menina que namora um corredor de Fórmula 1 e que, por isso, viaja muito — entre os hobbies deles está passear de iate. Ela é uma jet-setter que adora esportes.
3 – Let’s go surfin’ now
Por vezes, as palavras positivas de Gloria aparecem escritas em forros, uma referência às roupas de surfe, já que a coleção é pensada para uma mulher que adora esportes, especialmente os náuticos.
4 – Como uma onda no mar
Seguindo na inspiração náutica, Gloria Coelho fez vestidos que lembram ondas.
5 – Medieval
Apesar da inspiração no mar, a coleção também tem peças com referências à Idade Média. Uma delas é um vestido cheio de tirinhas de vinil na frente, que lembra armaduras.
6 – Com quem será
A atriz Isis Valverde fechou o desfile com a versão de Gloria do vestido de noiva. “Ela é uma ótima atriz e é linda, mas eu disse para ela que não queria a celebridade. Perguntei se ela queria participar como uma modelo de verdade, e ela disse que sim.”
7 – Perigosas peruas
“Eu odeio perua. Minhas mulheres não são peruas, são mentais”, disse Gloria, acrescentando que pediu para que as modelos pensassem nisso quando entrassem na passarela. “Elas não têm que pensar em parecerem bonitas, têm que ser interessantes, São mulheres que pensam, estudam e amam esportes.”
8 – Gente é pra brilhar
Gloria aproveitou materiais que já tinha estocado, como as fitas refletivas. “Precisamos pensar no ambiental.” As fitas estão presentes em vários looks, em especial em um vestido feito inteiramente delas.
9 – Querida, encolhi as calças
Tanto as calças como os vestidos estão com as barras mais curtas. Segundo Gloria, os sapatos assumiram um papel mais importante na moda hoje em dia e, por isso, é necessário que vestidos e calças os deixem aparecer.
10 – Tudo junto e misturado
“Olho muita foto de street style, e vejo muitas pessoas usando saia e vestido com calça. Acho isso muito interessante, é muito moderno.” Gloria, uma aficcionada por street style, fez muitos exercícios de proporções, com diferentes comprimentos de saias e vestidos sobre calças.