FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    DIRETO DE MILÃO: Gucci, Anna Dello Russo, Freja e a volta do gloss
    DIRETO DE MILÃO: Gucci, Anna Dello Russo, Freja e a volta do gloss
    POR Redação

    Por Juliana Lopes, de Milão para o FFW

    A Camera Nazionale della Moda italiana prometeu uma arrebatadora semana de moda na capital da moda na Itália. E já no primeiro dia, impressionou. Ter transferido o QG central do evento para as imediações do Duomo (a catedral da cidade) traz todos os fashion-workers para o sempre insuperável cartão postal da cidade. A paisagem é belíssima, impõe respeito e um clima de festa. Quem sai dos desfiles, dessa vez, contempla mais a cidade, e no final do dia sabe para onde ir. “Olha isso!”, apontava Costanza Pascolato, no final do dia, para o Duomo.

    duomo moda IMG_2169Sala de desfiles na catedral de Duomo, em Milão©Juliana Lopes

    “É muito especial, sair de um desfile e dar de cara com o Duomo!”, diz. Se os desfiles são belos ou não, isso não é problema da Camera da Moda. O que a Camera fez foi dar a volta por cima depois de uma amuada temporada com fofocas sobre Anna Wintour e o calendário curto. “Vocês vão ver”, prometeu Mario Boselli, presidente da organização. Patrocínios gordos, material de divulgação mais que explicativo, atrações para todos os gostos.

    Um palco gigantesco na frente do Duomo também vai servir de passarela. Os habitantes e turistas entendem o recado: quem manda na cidade é a moda. Jornalistas podem usar o novo serviço de bike-sharing para pedalar de um desfile para o outro. Desfiles feitos no centro são transmitidos em super telões para os mortais que ficam na rua, do lado de fora. “Você poderia me descrever a fisionomia desse estilista? Vi o desfile dele daqui de fora e gostaria de fotografá-lo”, me perguntou uma senhora que passava por ali. Não se fala de outra coisa na cidade.

    freja em gucci IMG_1769A modelo Freja Beha no desfile da Gucci©Juliana Lopes

    O dia começa, de verdade, com os desfiles da Gucci (dois, um em seguida do outro). “Return to seduction”, informa a marca. Força, feminilidade e espírito mediterrâneo. So italian. Os vestidos em franjas, fendas, couros, camurça, cores fortes ou preto, e nude. Raquel Zimmerman desfila. Freja Beha desfila. Nos lábios, uma novidade: gloss. Muito. Os lábios voltaram a brilhar. Será o fim do matte? Gucci nem passou perto de bocas opacas, como, mais tarde, no mesmo dia, Francesco Scognamiglio. Lábios melados, como os da modelo porto-riquenha Joan, que adorou, e saiu com o make impecável pós-desfile.

    – Viviana Bartoccetti merece ser conhecida: a brasileira, de São Paulo, é assistente de produto na Gucci. Trabalha para calçados, esporte e coleção infantil. Começou como estagiária na Salvatore Ferragamo, logo depois que terminou seu master em moda em Florença. Está há 3 anos na Gucci, trabalha diretamente com os designers e depois do desfile foi se reunir com a equipe – Frida Giannini inclusa – para fazer “o brinde” com champanhe.

    anaguccifrejaAnna Dello Russo com uma cereja na cabeça, Freja Beha posando para fãs e a brasileiraViviana Bartoccetti ©Juliana Lopes

    – Anna Dello Russo (leia uma entrevista exclusiva com a editora) na primeira fila do desfile de Alberta Ferreti, com seu arranjo de frutas na cabeça, manda um recado para o FFW: “Put some cherry in your mind!” (Coloquem cerejas na cabeça!). O enfeite é comemorativo. “Muito italiano!”. Ela já tem, para os outros dias, outros arranjos. O próximo, ela diz, será com queijo. Amanhã Anna vem com queijos na cabeça.

    – A top da vez Freja Beha foi praticamente agarrada por fãs na saída do desfile de Alberta Ferreti. Não parecia esperar muito por isso. A dinamarquesa saiu muito relax, fumando seu cigarro, e foi atacada por flashes. Alguns fãs a abraçavam. Pareceu um pouco transtornada depois e não conseguiu conversar muito. “Ah, o desfile, foi lindo, foi lindo”, disse Freja, um pouco passada, tentando fumar seu cigarro em paz. Prova de que capas da Vogue, campanhas da Chanel e outros trabalhos que Freja tem feito, estão mesmo na boca do povo.

    alberta ferrettiO sonho medieval da Alberta Ferretti ©Juliana Lopes

    – O desfile de Alberta Ferretti foi como um sonho medieval de mulheres esvoaçantes. Assim também pensou Hillary Alexander, fashion director do The Daily Telegraph, que conversou com FFW logo após o show. “Eram fadas saídas de um sonho bom”.

    francesco IMG_2040Desfile de Francesco Scognamiglio ©Juliana Lopes

    – O último desfile do dia foi de Francesco Scognamiglio, que tem sido muito celebrado por vestir Madonna e Lady Gaga. Citado por Franca Sozzani em entrevista ao FFW como uma das grandes promessas da moda italiana, o estilista recebeu colegas ilustres como Carine Roitfeld e Margherita Missoni. “Nasci no meio da moda, a primeira vez que fui a um desfile eu tinha poucas semanas de vida, então alguns estilistas de hoje são pessoas que conviveram comigo. O Francesco era meu amigo quando éramos adolescentes. Eu vim para apoiá-lo e também porque admiro o trabalho dele. Acho um bom exemplo um ver o trabalho do outro. Quando a Missoni comemorou 40 anos, Stefano Gabbana e Domenico Dolce vieram nos ver”, disse Margherita.

    – Francesco falou com o FFW após o desfile. O sonho dele, depois de vestir Lady Gaga e Madonna é ser “chamado” pela Rainha Rania da Jordania. “Entrevistamos Franca Sozzani que te citou como um grande novo nome da moda. O que você acha disso?”, FFW pergunta. Scognamiglio fica de boca aberta e não responde nada (mal estar misterioso?). “Como é ter o apoio de Carine Roitfeld?”, FFW pergunta (agora responde). “Ela é uma amiga que eu adoro”, diz. De fato, uma das primeiras pessoas a entrar nos bastidores foi Carine. “Não estressa, Francesco, tava lindo!”, disse a editora.

    francesco scognamiglio gloss  IMG_1906Quanto mais brilho, melhor: maquiadora de Kate Moss aposta em gloss brilhante ©Juliana Lopes

    – A maquiadora Val Garland, da agência Streets London, costuma maquiar Kate Moss. E o que Kate Moss pede, em especial, quando vai ser maquiada? “Ela só quer ficar maravilhosa!”, diz Val, que, inclusive, está a favor dos lábios melados. “A maquiagem de hoje seria perfeitamente usada por Kate Moss ou Gwyneth Paltrow. Estamos apostando em lábios com gloss não transparente. Como o LipGlass da MAC”. Nada opaco, nada matte.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!