FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Paris
    Direto de Paris
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita, em Paris 

    Desfile da dupla Aganovich, que aconteceu no primeiro dia de Paris ©Paula Rita Saady

    A semana de moda de Paris começa e sinaliza a reta final dos lançamentos internacionais para o Verão 2013, e dessa vez com um sabor especial: as estreias de Hedi Slimane como diretor criativo da Saint Laurent Paris, e Raf Simons na Dior. Por serem designers e marcas com um histórico revolucionário na moda, as expectativas são grandes.

    O primeiro dia é sempre calmo, mas já dá para sentir o que as pessoas vão usar no inverno que se aproxima. O look da rua é gótico, vamp e com cabelos multicoloridos. As t-shirts e moletons da coleção Egyptofunk, da Balenciaga, são os “it” da vez, nada mais confortável do que esses básicos retrô futuristas.

    Looks do desfile de Vaccarello, uma das apostas quentes de Paris ©ImaxTREE

    Anthony Vaccarello foi o convite mais disputado do dia. Com casting e plateia estrelada, ele mostrou mais uma vez sua habilidade em recortar vestidos como se fossem de papel, desvendando novos pontos de sensualidade. É uma coleção sob medida para mulheres de curvas impecáveis, vale dizer.

    Mais cedo, os belgas Veronique Branquinho (que não desfilava desde 2009) e Cédric Charlier chamaram atenção pelas formas puras de sua moda elegante e minimalista, coisas que os belgas fazem tão bem. Já o conterrâneo Jean-Paul Lespagnard se inspirou em um suposto Carnaval Belga (sim, ele existe!) e o resultado pareceu um pouco confuso.

    No primeiro dia de desfiles também houve a estreia do autodidata Simon Porte Jacquemus. Com apenas 22 anos, ele não passou por nenhuma escola especializada e já está em sua sexta coleção. O seu segredo? A internet. Foi através dela que seu trabalho e a forma irônica de apresentá-lo chamou atenção das editoras de moda. As roupas são minimalistas, e as fotos inusitadas: modelos aparecem como operárias de fábrica ou limpando um canil, por exemplo. No desfile, a passarela era escura e os convidados ganharam lanternas para iluminar os vestidos gráficos e transparentes com pitadas cítricas ao som de eletro francês. O efeito “estrobo” da lanterna funcionou como atitude, mas os fotógrafos não entenderam muito bem.

    Looks do desfile do jovem Jacquemus, na semana de moda de Paris ©Paula Rita Saady

    Plateia com lanterna durante o desfile de Jacquemus, no primeiro dia de Paris ©Paula Rita Saady

    Já a dupla britânica Aganovich mostrou uma enorme evolução no trabalho, que resultou no desfile mais emocionante do dia. A estética circense que caracteriza o duo veio mais limpa e deu espaço para looks mais trabalhados, que brincavam com jogo de comprimentos, texturas que variavam entre lã e seda, e silhuetas estruturadas. Os ombros volumosos e as calças estilo balão lembravam o figurino de um palhaço estilizado, sem cair no óbvio.

    Desfile daAganovich no espaço remodelado do Palais de Tokyo ©Paula Rita Saady

    Eles também estrearam o novo Palais de Tokyo, que foi remodelado e reinaugurado, tornando-se um dos maiores espaços da Europa dedicados à arte contemporânea. O Palais será palco da performance fashionista “The Impossible Wardrobe”, concebida pelo diretor do Museu Galliera, Olivier Saillard, e estrelada pela musa andrógina Tilda Swilton, que acontece durante o fim de semana. Um espetáculo de inspiração. E estamos apenas começando.

    + Acompanhe aqui todos os desfiles!

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!