FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    DIRETO DE PARIS: por dentro da nova exposição de Hedi Slimane
    DIRETO DE PARIS: por dentro da nova exposição de Hedi Slimane
    POR Redação

    hedi999Imagem da exposição “California Dreamin'”, curada por Hedi Slimane ©Juliana Lopes

    Por Juliana Lopes, de Paris

    A moda não existe sem o universo que a retrata – moda não existe sem a imagem de moda. Essa é uma das conclusões do italiano Claudio Marra, um dos pensadores de moda contemporâneos mais significativos.  E não só em imagens da própria roupa e de quem a veste, mas em projetos indiretos, num modo de ser, num “gosto” que está numa escolha de estilo. E numa curadoria.

    Por isso, quando um nome como Hedi Slimane (estilista, ex Louis Vuitton e Dior) cura uma exposição, é como se a moda adquirisse um endereço ainda mais nobre. As obras escolhidas, o modo como estão distribuídas pelo espaço, a atmosfera. Atrás de tudo isso está um DNA visual de quem tocou na moda, mas também na música e na fotografia. Na página do Wikipedia de Slimane se fala de “non fashion projects”, mas será? A exposição “California Dreamin”, curada por ele, em Paris, inaugurada em plena Semana de Moda, pode suscitar uma sensação de que, em alguns momentos, não dá para separar a moda da arte.

    “A ideia foi do próprio Slimane, que morou dois anos em Los Angeles e gostou de estar lá. Ele quis selecionar artistas que trouxessem esse específico espírito americano”, explica ao FFW a press&public relations Camille Blumberg, da Almine Rech Gallery. Não foi a primeira vez que Slimane curou uma exposição lá.

    A galeria é um endereço bastante discreto do bairro Marais. Quem conhece o Marais sabe que as concept-stores e as pequenas boulangeries nos convidam pelo olhar, mas a Almine Rech é uma porta discreta. A mostra também é bastante sutil. As relações que fazemos entre as obras não é nada imediata e talvez um olhar conservador ou impaciente não vá entender porque gravuras de cartuns estão ao lado de um painel transparente gigante que se segue por uma fotografia de um peito de um garoto tatuado “California Dreamin”.

    É bom esperar alguns bons minutos para apreciar as escolhas de Hedi. Tudo muito clean, obras não assinadas (é preciso olhar um mapa que indica obras de John Baldessari, Dennis Hopper e outros), branco e preto. “Memória intimista, fragmentos, signos, símbolos”, definiu oficialmente Slimane.

    E naquelas obras está o gosto de Slimane, que captou intenções de artista que vivem aquela “América” on the road,  nas estradas inóspitas de L.A., na arte e no submundo de luxo cruel e instigante.

    A exposição vai até dia 26 de março.

    Galerie Almine Rech
    19 rue de Saintonge – 75003 Paris, France

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!