No Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro passado, estreou o documentário “L’Amour Fou” (o amor louco, em tradução livre), de Pierre Thoretton, sobre a relação entre o costureiro fundador e seu companheiro de 50 anos, Pierre Bergé.
Feito após a morte de YSL, o documentário é baseado em 9 horas de entrevista com Bergé (feitas durante a preparação para o que ficou conhecido como “o leilão do século”, a venda da imensa coleção de arte particular do duo), além de outras com Loulou de la Falaise e Betty Catroux, ambas amigas e musas do estilista, e vídeos de acervo que incluem YSL com Mick Jagger e Andy Warhol. Assuntos espinhosos, como o vício do estilista em drogas e álcool, não foram evitados.
O filme esteve na programação da 33ª Mostra de Cinema de São Paulo, mas poucos conseguiram assistir, então é uma ótima notícia que a produtora IFC Films tenha adquirido seus direitos e vá distribuí-lo em 2011.
Afinal, documentário de moda está provando ser um nicho de público fiel: nos últimos anos foram lançados títulos como “The September Issue”, “Lagerfeld Confidential”, “Valentino: The Last Emperor”, “Marc Jacobs & Louis Vuitton”, “Tire Minha Foto”. Há ainda um sobre a lendária diretoria criativa Polly Mellen em desenvolvimento.
O FFW fica na torcida para o Brasil ser incluído na lista da IFC. Assista ao trailer com legendas em inglês: