FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O bar, a demissão, a repercussão: um dossiê completo do caso Dior & Galliano
    O bar, a demissão, a repercussão: um dossiê completo do caso Dior & Galliano
    POR Redação

    la perleVisão geral do bar La Perle, em Paris ©Juliana Lopes

    Por Juliana Lopes, de Paris

    O bar La Perle, onde tudo aconteceu: o La Perle não virou exatamente um ponto turístico estilo “túmulo do Jim Morrison”, mas a curiosidade fez muita gente ir fotografar o local. Quando FFW foi visitar o bar, algumas pessoas tiravam fotos e comentavam. Um dos funcionários do bar, que não quis se identificar, disse que ninguém mais aguenta as mesmas perguntas. Contou que jornalistas e passantes vão direto ao ponto: “Como foi o que aconteceu? Como é que ele estava? Você viu?”. Alguns frequentadores do bar se irritaram bastante com Galliano – que mora ali perto.

    O La Perle continua sendo um lugar com um estilo particular, interessante, onde vão pessoas que trabalham com moda ou não. (78 Rue Vieille du Temple, 75003 Paris).

    A apresentação de Galliano: o evento para mostrar a coleção de John Galliano aconteceu em atmosfera de mistério, mas foi um sucesso. O endereço foi mantido em segredo na medida do possível. As grandes editoras de moda do planeta apareceram em peso. Correm rumores em Paris que elas, inclusive, falaram sobre isso antes, num clima de “vamos lá dar uma força”. Foram apresentações pequenas e intercaladas para cada grupo que chegava. A decoração bizarro-burlesca ambientou a coleção que agradou a maioria. “Foi maravilhoso, mas eu estou sem palavras porque a situação, no final das contas, é muito triste”, disse ao FFW a jornalista italiana Giovanna Battaglia. Como a também italiana Anna dello Russo, Battaglia ainda se emocionava com toda a polêmica do caso.

    A posição da imprensa: Ninguém fala abertamente que a Dior não deveria ter demitido Galliano. Mas existe uma admiração por Galliano entre jornalistas de moda que é inegável. O jornal francês Le Monde, um dos principais do país, inclusive, publicou uma entrevista com o professor Benoît Heilbrunn, do Instituto Francês de Moda, com declarações polêmicas sobre a Dior: “é preciso saber se a Dior demitiu o Galliano por causa do que ele falou ou porque queria se livrar dele”. Heilbrunn comenta que “é muito difícil alguém ser criativo na marca depois de 15 anos” e também disse que a Dior estava descontente porque Galliano estaria “trabalhando pouco”. Para ele a demissão foi um gesto “oportunista” da Dior, que já queria de algum modo, afastar o estilista.

    No show room da Dior, a posição da Dior do Brasil: A diretoria central da Dior na França proibiu as representantes em outros países de darem pronunciamentos oficiais sobre o caso. Rosângela Lyra, diretora da grife no Brasil, conversou com FFW no show room da Dior. “Acompanho há 25 anos a Dior e todas as trocas de estilistas foram, ao longo tempo, positivas para a marca. É preciso pensar pra frente. Nas últimas semanas decisivas antes do desfile, onde o estilista dá o toque final na coleção, Galliano já não estava presente. Então podemos pensar que, mesmo nessa coleção, já existem sinais dessa transição”, disse Rosângela.

    Sobre quando Dior vai contratar outro designer: Colocar alguém para assumir a marca não vai ser simples. Mas, principalmente na moda, o tempo pressiona. A próxima cruise collection, prévia da primavera, tem que estar pronta em junho. “O dead line é apertado, é preciso ter alguém para assumir o quanto antes”, diz Rosângela Lyra da Dior Brasil. “Ao mesmo tempo uma pessoa que vai entrar na marca precisa fazer uma imersão profunda no universo Dior. Esse novo nome vai ter que desenhar coisas que seriam feitas se Dior estivesse vivo”, complementa. Um dos nomes que tem sido aposta de fashionistas é o de Ricardo Tisci, da Givenchy. Até agora ninguém se pronunciou a respeito.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar