FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Dossiê FFW: As Tendências do Verão 22 Internacional

    Veja em detalhes quais serão as tendências do Verão 22

    Dossiê FFW: As Tendências do Verão 22 Internacional

    Veja em detalhes quais serão as tendências do Verão 22

    POR Redação

    Por Augusto Mariotti e Luxas Assunção

    Foram mais de 200 desfiles analisados em detalhe, na temporada que marcou a tão aguardada volta dos desfiles presenciais. Apontamos nesse dossiê as nove principais tendências para o verão 22 direto das passarelas internacionais de Nova York, Londres, Milão e Paris.

    Sexy SELLS

    SEXY SELLS é uma das Tendências do Verão 22

    BALMAIN, FENDI, PRADA, ACNE, KNWLS, MIU MIU

    “Sexy Sells” (sexo vende) e não é de hoje. Sempre que uma crise pega a sociedade de jeito, a moda lança mão dessa estética que parece nunca perder o fôlego. Talvez uma das maiores tendências da temporada, o sexy dominou as passarelas da temporada de Verão 2022, e se apresenta através de recortes estratégicos e reveladores, comprimentos micros, pele à mostra, transparências, corsets, fetiches ou com um novo sexy, re-imaginado, inteligente e igualmente ousado, como na Prada.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    AZUL CELESTE 

    4

    BOTTER, DAVID KOMA, ACNE, VALENTINO, NINA RICCI, BALENCIAGA

    Talvez relacionado ao crescente número de coleções que referencia piscinas, o mar, as águas em geral e a esperança de um céu azul ensolarado dos dias de verão, o tom tem aparecido como uma das principais cores da temporada. Ao contrário de tons lavados como o lilás e o violeta, que já têm sido destaque há algumas temporadas, o tom de azul vivo foi uma novidade que chegou chegando, aparecendo nas passarelas de várias no Verão 2022.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    disco party

    3

    LOEWE, BURBERRY, TOM FORD, SAINT LAURENT, BALMAIN, VALENTINO

    Ombreiras, cinturas marcadas, alfaiataria, brilhos e o alto glamour da era disco marcaram as passarelas de diversas marcas da temporada. Uma nostalgia do hedonismo e liberdade dessa época, que tudo indica será revivido, após um longo ano de pandemia e restrições, ao menos no que depender da moda.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    2YK

    2
    MIU MIU, KWNLS, BLUMARINE, BALMAIN, CHANEL, VERSACE

    A tendência que vem aparecendo aqui e ali já há alguns meses parece ter atingido seu pico nos desfiles do Verão 2022, onde diversas marcas reinterpretaram os modelitos e silhuetas justas e de cinturas baixíssimas que definiram a estética jovem nos anos 2000, puxada por figuras pop como Britney Spears e Christina Aguilera, sejam de formas mais literal como a Blumarine ou mais conceitual como no caso da Miu Miu.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    Microscópica

    7

    VALENTINO, DAVID KOMA, MIU MIU, PRADA, DIOR, BLUMARINE

    A bainha das saias foi lá pra cima de novo. Os micro comprimentos nessa temporada não ficaram limitados às cinturas baixas dos anos 2000. Micro-shorts, micro-saias e micro-tops apareceram com frequência, além de crop-tops curtíssimos.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    Novo Workwear

    8

    MIU MIU, PROENZA SCHOULER, PETER DO, CHLOÉ, DIOR, MIU MIU

    O retorno ao trabalho presencial (seja híbrido ou fixo) tem catalisado um movimento de repensar a roupa de trabalho para as gerações mais velhas e de criar um workwear próprio para a Gen Z – que mal havia pisado num escritório antes da pandemia. Um novo Workwear, mais despojado, cool, até sexy e que se combina com peças de baixo e calçados mais casuais deve ditar o novo estilo da volta aos ambientes profissionais daqui pra frente.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    CUT OUT

    6

    PROENZA SCHOULER, STELLA MCCARTNEY, BURBERRY, GIAMBATTISTA VALLI, BALMAIN, DIOR

    Uma das derivações que mais vimos da nova sensualidade são os cut-outs em lugares estratégicos: sejam recortes pélvicos, fendas, vazados laterais, eles estão em todo lugar.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    PEITO CRUZADO

    9

    SAINT LAURENT, PACO RABBANE, BLUMARINE, GIVENCHY, RICHARD QUINN, NINA RICCI, STELLA MCCARTNEY

    Uma silhueta que apareceu em bastante passarelas foram os tops cruzados. Com inspiração nas lingeries, esse formato normalmente aparece sobre os seios com os dois lados mais largos e um nó, botão ou bordado ao centro, dando a ideia de um nó que foi cruzado e amarrado como um lenço ou simplesmente transpassado.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    SWIMWEAR

    5

    OTTOLINGER, CHANEL, COPERNI, ISABEL MARANT, BALMAIN, BLUMARINE

    Com o atênuamento da pandemia, a vontade de voltar a frequentar praias, piscinas e clubes contaminou até as passarelas de pret-à-porter que nunca foram muito o espaço para os biquinis. Dos cenários, à peças com referência e um volume enorme de peças de swimwear, a pauta das praias, piscinas e resorts parece estar mais do que nunca na cabeça e nos sonhos de férias dos fashionistas.

    Veja as coleções completas do Verão 22

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW