Dossiê FFW: As Tendências do Verão 22 Internacional

2

Por Augusto Mariotti e Luxas Assunção

Foram mais de 200 desfiles analisados em detalhe, na temporada que marcou a tão aguardada volta dos desfiles presenciais. Apontamos nesse dossiê as nove principais tendências para o verão 2022 direto das passarelas internacionais de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Sexy SELLS

1

BALMAIN, FENDI, PRADA, ACNE, KNWLS, MIU MIU

“Sexy Sells” (sexo vende) e não é de hoje. Sempre que uma crise pega a sociedade de jeito, a moda lança mão dessa estética que parece nunca perder o fôlego. Talvez uma das maiores tendências da temporada, o sexy dominou as passarelas da temporada de Verão 2022, e se apresenta através de recortes estratégicos e reveladores, comprimentos micros, pele à mostra, transparências, corsets, fetiches ou com um novo sexy, re-imaginado, inteligente e igualmente ousado, como na Prada.

Veja as coleções completas do Verão 22

AZUL CELESTE 

4

BOTTER, DAVID KOMA, ACNE, VALENTINO, NINA RICCI, BALENCIAGA

Talvez relacionado ao crescente número de coleções que referencia piscinas, o mar, as águas em geral e a esperança de um céu azul ensolarado dos dias de verão, o tom tem aparecido como uma das principais cores da temporada. Ao contrário de tons lavados como o lilás e o violeta, que já têm sido destaque há algumas temporadas, o tom de azul vivo foi uma novidade que chegou chegando, aparecendo nas passarelas de várias no Verão 2022.

Veja as coleções completas do Verão 22

disco party

3

LOEWE, BURBERRY, TOM FORD, SAINT LAURENT, BALMAIN, VALENTINO

Ombreiras, cinturas marcadas, alfaiataria, brilhos e o alto glamour da era disco marcaram as passarelas de diversas marcas da temporada. Uma nostalgia do hedonismo e liberdade dessa época, que tudo indica será revivido, após um longo ano de pandemia e restrições, ao menos no que depender da moda.

Veja as coleções completas do Verão 22

2YK

2
MIU MIU, KWNLS, BLUMARINE, BALMAIN, CHANEL, VERSACE

A tendência que vem aparecendo aqui e ali já há alguns meses parece ter atingido seu pico nos desfiles do Verão 2022, onde diversas marcas reinterpretaram os modelitos e silhuetas justas e de cinturas baixíssimas que definiram a estética jovem nos anos 2000, puxada por figuras pop como Britney Spears e Christina Aguilera, sejam de formas mais literal como a Blumarine ou mais conceitual como no caso da Miu Miu.

Veja as coleções completas do Verão 22

Microscópica

7

VALENTINO, DAVID KOMA, MIU MIU, PRADA, DIOR, BLUMARINE

A bainha das saias foi lá pra cima de novo. Os micro comprimentos nessa temporada não ficaram limitados às cinturas baixas dos anos 2000. Micro-shorts, micro-saias e micro-tops apareceram com frequência, além de crop-tops curtíssimos.

Veja as coleções completas do Verão 22

Novo Workwear

8

MIU MIU, PROENZA SCHOULER, PETER DO, CHLOÉ, DIOR, MIU MIU

O retorno ao trabalho presencial (seja híbrido ou fixo) tem catalisado um movimento de repensar a roupa de trabalho para as gerações mais velhas e de criar um workwear próprio para a Gen Z – que mal havia pisado num escritório antes da pandemia. Um novo Workwear, mais despojado, cool, até sexy e que se combina com peças de baixo e calçados mais casuais deve ditar o novo estilo da volta aos ambientes profissionais daqui pra frente.

Veja as coleções completas do Verão 22

CUT OUT

6

PROENZA SCHOULER, STELLA MCCARTNEY, BURBERRY, GIAMBATTISTA VALLI, BALMAIN, DIOR

Uma das derivações que mais vimos da nova sensualidade são os cut-outs em lugares estratégicos: sejam recortes pélvicos, fendas, vazados laterais, eles estão em todo lugar.

Veja as coleções completas do Verão 22

PEITO CRUZADO

9

SAINT LAURENT, PACO RABBANE, BLUMARINE, GIVENCHY, RICHARD QUINN, NINA RICCI, STELLA MCCARTNEY

Uma silhueta que apareceu em bastante passarelas foram os tops cruzados. Com inspiração nas lingeries, esse formato normalmente aparece sobre os seios com os dois lados mais largos e um nó, botão ou bordado ao centro, dando a ideia de um nó que foi cruzado e amarrado como um lenço ou simplesmente transpassado.

Veja as coleções completas do Verão 22

SWIMWEAR

5

OTTOLINGER, CHANEL, COPERNI, ISABEL MARANT, BALMAIN, BLUMARINE

Com o atênuamento da pandemia, a vontade de voltar a frequentar praias, piscinas e clubes contaminou até as passarelas de pret-à-porter que nunca foram muito o espaço para os biquinis. Dos cenários, à peças com referência e um volume enorme de peças de swimwear, a pauta das praias, piscinas e resorts parece estar mais do que nunca na cabeça e nos sonhos de férias dos fashionistas.

Veja as coleções completas do Verão 22


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×